PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: IGOR CARLOS FEITOSA ALENCAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR CARLOS FEITOSA ALENCAR
DATA: 27/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google meet.
TÍTULO: O CEARÁ ENFERRUJADO: A ferrovia e os trilhos da modernização do território
PALAVRAS-CHAVES: Estrada de Ferro de Baturité; Ceará; Modernidade e Modernização Territorial; Trabalho; Geografia Histórica Ferroviária; Formação Socioespacial.
PÁGINAS: 193
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO: A questão ferroviária brasileira é um tema consideravelmente debatido, principalmente na perspectiva dos estudos das redes de comunicação e na historiografia de modo geral, que se remonta ao fim dos Oitocentos como um período de grandes transformações político-econômico-espaciais. Investigar as particularidades desses processos na escala provincial permite apreender as condições locais neles impressas. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender a instalação da Estrada de Ferro de Baturité entre 1872 e 1926, de Fortaleza à cidade do Crato, como o elemento central de um processo de modernização territorial. Metodologicamente iniciou-se pelo trabalho bibliográfico orientado a partir de grandes temáticas, a “questão ferroviária”, “formação socioespacial” e “modernidade e modernização territorial”. A investigação fundamentou-se sobretudo em fontes documentais, especialmente as oficiais (Relatório de presidentes da província; Mensagens, Avisos, Decretos e Leis); também se utilizou notícias e reportagens jornalísticas; além de fontes secundárias, como os dados censitários. Inicialmente se fez necessário apreender o contexto global e nacional circunscrito ao II Reinado, no qual os projetos ferroviários representavam parcela de um processo de expansão capitalista, capitaneado pela Inglaterra, que conferia às economias dependentes a necessidade de ajustes territoriais. Ao analisar esse processo no Ceará, partiu-se dos interesses da elite política em garantir a instalação de ferrovia - inicialmente consolidando a transformação da base produtiva agroexportadora da província e objetivando o avanço sobre o sertão e o que nele era produzido. Nesse contexto, além dos aspectos que garantiram o início da construção, investigou-se como se assegurou ao longo de mais de cinco décadas que o projeto se instalasse por completo até atingir o Crato, a cidade Boca de Sertão localizada no extremo sul do Ceará. Para isso, se demonstrou a essencialidade do emprego da mão- de-obra dos retirantes das secas para o avanço das obras. O resultado do processo de modernização territorial cearense se deu em duas frentes: socialmente se transformou as relações de trabalho com a incorporação dos sertanejos nas obras ferroviárias, implicando em um forçado processo de proletarização e, complementarmente, se territorializou anseios da burguesia comercial com a implementação dos trilhos, alterando as condições de escoamento e conformando uma rede urbana a partir da expansão da fronteira de acumulação sertão adentro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA
Interno - 1971043 - RAFAEL FALEIROS DE PADUA
Externo à Instituição - MARIA SIMONE MORAIS SOARES
Externo à Instituição - NIRVANA LIGIA ALBINO RAFAEL DE SA