PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: JULIANA SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: JULIANA SILVA DOS SANTOS
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Defesa por meio virtual
TÍTULO: LICENCIATURA EM ESTUDOS SOCIAIS E A GEOGRAFIA: POLÍTICA CURRICULAR DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA DURANTE O REGIME MILITAR
PALAVRAS-CHAVES: Licenciatura Curta. Currículo. Estudos Sociais. Geografia.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO: A singularidade da profissão docente (e sua considerável atuação na vida dos estudantes) é um dos pontos mais importantes dentro do sistema educacional, uma vez que sua expressividade vai muito além de uma formação universitária, está ligado ao ato de ensinar e tudo que ele engloba, assim como se relaciona a questões políticas. Durante a década de 1970, período marcado pela Ditadura Militar (1964-1985), essa concepção se torna ainda mais evidente, uma vez que esse momento trouxe à tona algumas transformações significativas para a educação, em especial para a Geografia, que de forma impositiva, teve a Licenciatura plena em Geografia gradativamente substituída pela Licenciatura Curta em Estudos Sociais. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo analisar a formação docente a partir do currículo do curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais oferecido pela antiga FURNE (atual Universidade Estadual da Paraíba, Campus Campina Grande) e pela antiga FAFIG (atual Universidade Estadual da Paraíba, Campus Guarabira). Para tanto, definimos o recorte temporal específico de 1966-1986, por serem os anos que constam nos materiais encontrados em ambas as instituições. Dessa forma, apresentamos discussões sobre currículo, as licenciaturas curtas, os Estudos Sociais e a Geografia, utilizando como base teórica autores como Conti (1976); Callai (2013); Seabra (1981); Santos (2016); e Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009). Utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa de cunho histórico, assim como fizemos uso da análise documental para o tratamento da legislação e currículo analisados. Diante dessa pesquisa, compreendemos que as semelhanças e diferenças fazem parte da construção histórica de qualquer documento, e com os currículos da FURNE e da FAFIG não seria diferente. Sendo assim, ambos os currículos existiram e se estabeleceram como o esperado, sendo marcados não só por um contexto histórico conturbado que lidava com questões ideológicas singulares, mas também por uma ideia de progresso na educação e melhorias na qualidade do ensino através de uma formação rápida, que acabou abrangendo uma demanda considerada indispensável para o sistema político do país.
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS