PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRLA GABRIELE NUNES HENRIQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRLA GABRIELE NUNES HENRIQUES
DATA: 03/09/2021
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: MODELAGEM DOS IMPACTOS DO CLIMA FUTURO E DO USO E COBERTURA DA TERRA SOBRE OS PROCESSOS HIDROSSEDIMENTOLÓGICOS EM UMA BACIA DO BIOMA CAATINGA
PALAVRAS-CHAVES: Semiárido, modelagem hidrossedimentológica, modelo SWAT, SIG, sensoriamento remoto, mudança no uso do solo.
RESUMO: A erosão hídrica do solo é um processo natural, mas pode ser intensificado pela ação humana que ao retirar a cobertura vegetal provoca a diminuição da infiltração e o aumento do escoamento superficial, esse processo é um dos principais fatores que ocasiona a degradação física dos solos. Os estudos e pesquisas voltados para esse tema tem grande relevância para a preservação de solos de qualidade e dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas. Uma das formas de estudar os processos hidrosedimentológicos de uma bacia hidrográfica é através da modelagem hidrológica espacial, como a utilizada nesse trabalho. Onde, no presente estudo foi utilizado o modelo hidrosedimentológico Soil and Water Assessment Tools para avaliar os processos de escoamento superficial e produção superficial em dois períodos distintos na Bacia Representativa de Sumé que possui uma área total de 155 km² e está localizada na região semiárida da Paraíba. Para a ocorrência da modelagem foi necessário utilizar dados físicos da região, como dados climatológicos, dados de uso da terra, do tipo do solo e o modelo digital de elevação, com isso, foi feita a modelagem com base no uso da terra de dois anos 1984 e 2019. Para a calibração do modelo foi utilizado o software SWAT-CUP e o período de vazão diária que foi de 27 de março de 1977 a 13 de janeiro de 1978, da sub-bacia Gangorra. Foi obtido um resultado de calibração considerado aceitável com o COE no valor de 0,63 e o R² de 0,93. Sendo assim foi encontrado uma média geral no valor do escoamento superficial com base no uso da terra de 1984 de 0,029 m³/s e com base no uso da terra de 2019 o valor do escoamento superficial médio foi de 0,059 m³/s. Um crescimento de 104% de uma simulação para outra. Em relação a produção de sedimento, com base no uso da terra de 1984 o valor médio foi de 0,8 kg/ha/ano e para a simulação com base no uso da terra de 2019 o valor médio foi de 5,4 kg/ha/ano, ou seja, um crescimento considerável de 607% entre as duas simulações.
Presidente - 2529303 - RICHARDE MARQUES DA SILVA
Interno - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS