PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: DAYANE GALDINO BRITO

DISCENTE: DAYANE GALDINO BRITO
DATA: 26/08/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A GEOGRAFIA FÍSICA (?) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UEPB, CAMPINA GRANDE-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Natureza. Ensino de Geografia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: Este trabalho investiga os componentes curriculares da área física do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB. Como objetivo geral, busca-se analisar a proposta curricular voltada à formação docente em Geografia para o ensino dos conteúdos da Natureza na Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. Os objetivos específicos são: identificar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura e seus desdobramentos na área física; identificar as contribuições da natureza como potencialidades para a constituição do conhecimento pedagógico do conteúdo e o seu impacto no currículo da formação de professores; analisar as concepções do currículo pré-ativo e interativo para a formação de professores nos componentes curriculares da Natureza; e, por fim, refletir acerca das potencialidades e limitações na formação docente em Geografia a partir das tendências contemporâneas para o ensino da Natureza. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica à luz da linha teórica da base de conhecimentos para o ensino, conforme os estudos de Lee S. Shulman, sobre formação de professores de Geografia, políticas curriculares, Geografia Física, além de um estado do conhecimento com base em teses e dissertações sobre as contribuições da Natureza para o ensino de Geografia. Observaram-se demandas à formação de professores para constituição do conhecimento pedagógico do conteúdo, com base em indicações teórico-metodológicas para a Natureza no ensino de Geografia. Como metodologia, desenvolveu-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, baseado na análise documental do Projeto Pedagógico de Curso, entrevistas semiestruturadas com os professores formadores e grupos focais com os alunos ingressantes nos semestres 2016.1, 2016.2 e 2017.1. Também foram aplicados questionários com os alunos com fins de identificação e caracterização. Os procedimentos de coletas de dados tiveram como meio as reuniões virtuais (Google Meet) e o formulário do Google (Google Forms). Os dados foram analisados com base na análise do conteúdo. Os resultados indicam avanços com o aumento da carga horária, a inserção do eixo de práticas pedagógicas e o eixo das atividades de campo nos componentes curriculares dos estudos da Natureza no currículo pré-ativo. No currículo interativo os alunos colocam demandas no aprofundamento do conhecimento no contexto local e a oferta dos componentes curriculares eletivos. No eixo de práticas pedagógicas, há o desenvolvimento de micro-aulas, produção de recursos didáticos, experimentos, pesquisa de campo como metodologia para a formação de professores, e no das atividades de campo, dá-se ênfase nas aulas de campo. Com a análise da base de conhecimentos para o ensino das atividades do eixo de práticas pedagógicas foi observado que o conhecimento do tema acompanha tendências da pesquisa acadêmica nos estudos da Natureza e que há lacunas na abordagem do lugar, no conhecimento do currículo, no conhecimento dos fins e propósitos e no conhecimento dos alunos. Portanto, constitui um desafio o planejamento de atividades formativas pelos professores formadores como um processo para o desenvolvimento o conhecimento pedagógico do conteúdo nos licenciandos.
Presidente - 1354018 - PEDRO COSTA GUEDES VIANNA
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG