PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: MARIANA RABÊLO VALENÇA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA RABÊLO VALENÇA
DATA: 14/12/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Geociências
TÍTULO: “OS NOVOS PAPÉIS E FUNÇÕES DA CIDADE MÉDIA DE CARUARU/PE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR".
PALAVRAS-CHAVES: Cidades Médias; Instituições de Ensino Superior; Reestruturação Urbana; Interações Espaciais Interescalares; Caruaru.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO: Caruaru exerce um papel de intermediação na rede urbana pernambucana e sua posição tem sido ressignificado pelo boom do consumo e pelas mudanças no perfil dos consumidores, movidos pelo crescimento regional, através da ampliação da produção de confecções e de atividades correlatas. Com tais mudanças, tem-se um movimento de escalas geográficas que aponta para interações espaciais interescalares. No atual contexto da globalização, a educação superior tem papel relevante na incorporação do conhecimento ao território e a produção. Nas últimas décadas, o Estado brasileiro engendrou as bases para ampliação da educação superior, para além dos grandes centros urbanos, provocando mudanças na urbanização das cidades receptoras, incluindo cidades médias e suas regiões. Diante disso, levantamos algumas questões: Como um serviço especializado, a educação superior, potencializa e é potencializado pela centralidade de uma cidade? Qual o lugar das cidades médias no processo de expansão universitária? De que forma o ensino superior contribui para a dinamização econômica de cidades e regiões? Nosso objetivo é compreender o papel das instituições de ensino superior no processo de reestruturação urbana e da cidade e as interações espaciais interescalares que daí decorrem. Nossa hipótese é de que há uma alteração nos papéis e funções desempenhados por Caruaru e de sua região a partir da expansão do ensino superior nos anos 2000, bem como uma dinamização socioeconômica, explicada pelo estabelecimento de interações espaciais interescalares. A articulação de agentes e os arranjos político-institucionais constituem espaços seletivos, como um meio e um produto de estratégias político-econômicas. Vai se constituindo um território produtor de conhecimento e de suporte a inovação, a partir da instalação de novas IES, além das estruturas inovativas por sua condição de intermediação na rede urbana, permitindo que Caruaru e sua região articulem-se com escalas mais amplas inserindo-as no seio da globalização. Mas mais ainda, vemos o fortalecimento das horizontalidades, ao permitir um aporte científico, inovativo e tecnológico para espaços que se viam distantes geográfica e economicamente. Portanto, a nosso ver, Caruaru é uma cidade de ―responsabilidade territorial‖, que possibilita a ampliação do exercício da cidadania. O desenvolvimento do trabalho consistiu na construção do referencial teórico-metodológico, sobretudo no que diz respeito às cidades médias, interações espaciais, heterarquia urbana, horizontalidades e verticalidades, e de trabalho de campo para a aquisição de dados e informações sobre Caruaru e sua região, para aplicação de questionários e realização de entrevistas.
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 1971043 - RAFAEL FALEIROS DE PADUA