PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: IZABELLE TRAJANO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELLE TRAJANO DA SILVA
DATA: 21/10/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma do Google Meet (meet.google.com/sqa-cvzi-eor)
TÍTULO: Novas Estratégias de Reprodução do Capital em Espaços Comerciais de Pequenas Cidades Paraibanas
PALAVRAS-CHAVES: Pequenas cidades. Comércio. Consumo. Reprodução capitalista. Espaço comercial.
PÁGINAS: 321
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO: O presente trabalho objetivou compreender como novas estratégias de reprodução do capital se materializam em espaços comerciais de pequenas cidades paraibanas e influenciam as suas dinâmicas socioespaciais. Seis pequenas cidades paraibanas (Juazeirinho, Monteiro, Queimadas, Serra Branca, Soledade e Sumé), que conformam a região geográfica intermediária de Campina Grande, foram os objetos que propiciaram as análises desenvolvidas. O reconhecimento de formas comerciais, caracterizadas como inéditas (redes associativistas, unidades de franquias e lojas fidelizadas), foi o ponto inicial da trajetória da presente pesquisa. Mas por reconhecer que o espaço não é produzido apenas por formas-conteúdo, investigaram-se ainda as práticas de consumo dos moradores residentes no recorte espacial de análise. Assim, no que diz respeito aos instrumentos de coleta de dados, realizaram-se: aplicação de questionários (com redes associativistas, unidades de franquias e junto aos moradores das cidades estudadas), efetivação de entrevistas (com os responsáveis pelas lojas fidelizadas) e registros fotográficos (além de pesquisas em sites e em redes sociais digitais, tais como Facebook e Instagram, das instituições que tivessem). O material coletado gerou um considerável banco de dados que, aliado à observação realizada durante o trabalho de campo, permitiu tecer considerações que extrapolaram uma simples caracterização de formas comerciais. Os questionários aplicados junto à população residente revelaram ainda uma quarta nova forma comercial (e-commerce) que, nos espaços urbanos, se apresenta paradoxalmente despercebida (por sua oculta forma espacial) e imponente (enquanto força propulsora do consumo). Constatou-se que novas estratégias de reprodução do capital se materializam em espaços comerciais de pequenas cidades paraibanas, imprimindo inéditas formas-conteúdo, as quais se caracterizam pela reprodução de estímulos ao consumo recorrente e, para isso, se utilizam de diversas práticas de mercadejar (ações de marketing) que buscam o retorno contínuo dos consumidores aos mesmos estabelecimentos. Outra característica observada foi a realização de comércios que ocorrem a partir da utilização do poder simbólico exercido pelo nome (marca) que o representa. Nesse caso, a formação do consumidor antecede a produção da mercadoria. Por fim, é necessário evidenciar a considerável atratividade do comércio local para os residentes das cidades estudadas (dado o elevado índice de compras realizadas pelos partícipes da pesquisa em suas respectivas sedes municipais) e a significativa pluralidade comercial (existente nas paisagens e proferida pelos moradores partícipes da pesquisa). Entende-se que todas as alterações sobre o comércio e o consumo, identificadas e descritas no recorte espacial de análise, versam sobre o contexto da economia capitalista que, ao longo do tempo, criou maior necessidade de demanda para que as mercadorias pudessem ser produzidas e consumidas e para que o dinheiro (resultante das vendas dessas mercadorias) pudesse retornar novamente ao movimento de circulação do capital. Nesse cenário, o meio técnico-científico-informacional é o sustentáculo das novidades comerciais. Portanto, esta tese é uma oportunidade de não só conhecer mais sobre a realização da reprodução capitalista em seus aspectos gerais (para isso já existem uma infinidade de trabalhos), mas é também um ensejo para o (re)conhecimento da realização deste fenômeno global em uma escala denominada pequena cidade (paraibana).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2141361 - ANIERES BARBOSA DA SILVA
Interno - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA
Interno - 1971043 - RAFAEL FALEIROS DE PADUA
Externo à Instituição - LINCOLN DA SILVA DINIZ
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA DA CONCEIÇÃO GOMES