PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ SOUSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ SOUSA DA SILVA
DATA: 18/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Geociências
TÍTULO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: HISTÓRIAS DE VIDA E TRAJETÓRIAS FORMATIVO-PROFISSIONAIS NA COMPOSIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Geográfica, Formação de professores, Autobiografia
PÁGINAS: 92
RESUMO: O texto aqui proposto tem o objetivo de analisar o processo de constituição da identidade do professor de Geografia da educação básica, em entrelace com as histórias de vida, a formação inicial e a prática docente. Para tanto, nos apoiamos nas histórias de vida e no método (auto) biográfico para a composição dos dados necessários a pesquisa. A abordagem da pesquisa é qualitativa, uma vez que buscamos entender a subjetividade dos sujeitos a partir do entendimento que estes têm acerca de suas próprias trajetórias formativo-profissionais. O texto apresentado para a qualificação apresenta um resultado parcial do andamento da dissertação, contendo uma breve introdução, uma discussão teórico-conceitual acerca do método (auto) biográfico e das histórias de vida nas pesquisas sociais e também sobre a formação inicial e constituição da identidade do professor de Geografia. Os dados apresentados são resultantes memoriais de formação, entrevistas narrativas e questionários. As narrativas expostas até essa etapa nos permitem compreender um pouco a forma como os docentes colaboradores enxergam sua formação inicial e prática, relacionando as histórias de vida aos processos formativo-profissionais pelos quais passaram. A análise dos dados vem sendo constituída com base na análise do discurso, na expectativa com compreendermos como os professores colaboradores da pesquisa enxergam e descrevem seus próprios processos formativos. As narrativas exprimem a forma como os docentes veem sua profissão, como chegaram a escolha da licenciatura em Geografia e a maneira como estes professores enxergam o “ser professor” a partir da própria identidade que constituíram ao longo de suas trajetórias formativo-profissionais. Para a conclusão do trabalho, faremos as entrevistas com mais três professores, totalizando seis colaboradores com a nossa pesquisa. Esperamos chegar a compreensão da problemática proposta como objetivo e assim colaborar com a discussão acerca do que chamamos de tripé desta pesquisa, a saber: a formação – identidade – prática do professor de Geografia da educação básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Externo à Instituição - JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Externo à Instituição - PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO ARAUJO