PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO WALLAS SOARES DE ARAÚJO FELIX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO WALLAS SOARES DE ARAÚJO FELIX
DATA: 25/11/2021
LOCAL: Defesa em meio virtual
TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) E NAS MONOGRAFIAS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Ensino e pesquisa. Currículo. Geografia.
RESUMO: A formação docente pode ser fortalecida na academia quando adota a pesquisa como centro, nesse intuito é importante discutir o processo que permite pensar a sua qualificação. Dessa maneira, cabe ressaltar a relevância de problematizá-la, uma vez que na contemporaneidade, esta vem sofrendo interferências em decorrência de políticas neoliberais. A formação de licenciatura em Geografia pode se pautar em processos que ativem essas ações de problematização e reflexão por parte dos sujeitos que a compõe. Desse modo, o presente trabalho aborda o processo de formação do licenciando em Geografia, visando compreender o papel da pesquisa nesta. Dessa forma, teremos como objeto de pesquisa o Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Regional do Cariri - URCA, no Ceará, e como sujeitos, a primeira turma formada pelo currículo estabelecido a partir do ano de 2015. A justificativa desse trabalho reside na importância de analisar quais métodos, estratégias e perspectivas os futuros professores constroem para desenvolver o principal trabalho do curso. O ensino quando é articulado à pesquisa contribui para arrefecer as reproduções que muitas vezes compõem as práticas mnemônicas e tradicionais da Geografia escolar, superando o que vem sendo criticado há muitos anos (ALBUQUERQUE, 2011). O Projeto Político do Curso de Licenciatura em Geografia da URCA, elaborado em 2014, foi escolhido como documento de investigação por ser norteador dos processos que ocorrem no referido curso. O segundo documento é composto por um grupo de monografias elaboradas pelos licenciandos no ano de 2019, como atividade de conclusão do curso, da primeira turma que seguiu o PPC (2014). Desse modo, pretendemos, com o percurso definido, conseguir alcançar os resultados pretendidos a priori, com isso nosso trabalho procura aprofundar as discussões acerca do currículo e da formação docente na contemporaneidade.
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS