PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: GUIBSON DA SILVA LIMA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUIBSON DA SILVA LIMA JUNIOR
DATA: 09/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/oxy-tovq-ego
TÍTULO: OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AS QUESTÕES LOCAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Pesquisa-ação. Currículo. Práticas pedagógicas. Problemas socioambientais urbanos.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População
RESUMO: Este trabalho de tese funda-se na necessidade de compreensão dos problemas socioambientais urbanos locais pelos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação com jovens escolares do 7° e 8° anos de uma escola de Ensino Fundamental localizada no município de João Pessoa-PB. O trabalho de investigação teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em que se propõe o uso de metodologias que propiciem a compreensão dos problemas socioambientais urbanos pelos sujeitos residentes em espaços segregados da cidade, na perspectiva de uma formação crítica e cidadã. O diagnóstico do problema se revelou por meio das dificuldades que os estudantes apresentavam no tocante à compreensão dos conceitos, dos temas e dos elementos que se compõem enquanto essenciais para o entendimento da presente temática. Tais dificuldades são reflexo da atual organização curricular, dos materiais didáticos que distanciam as questões sociais das questões ambientais no espaço urbano, bem como das práticas tradicionais narrativas dos professores em relação à abordagem dos temas e dos conteúdos. O trabalho, metodologicamente, fez uso da pesquisa-ação, considerando, sobretudo, a realidade socioambiental dos sujeitos participantes da pesquisa. Assim, as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, por intermédio de cinco sequência didáticas, revelaram-se enquanto promotoras de um ensino de Geografia com sentido para a vida dos estudantes. A pesquisa comprovou a hipótese de que a atual organização do ensino de Geografia não proporciona aos estudantes a reflexão e a compreensão acerca de seu lugar e dos problemas socioambientais inseridos na lógica da desigualdade social refletida no espaço urbano. As práticas pedagógicas propostas foram desenvolvidas a partir do uso de diferentes instrumentos didáticos, bem como de dissemelhantes metodologias, em que priorizamos a dinamicidade, o trabalho em grupo e o uso da pesquisa, tendo como base a perspectiva de uma educação problematizadora. A partir disso, os estudantes deixaram de ser apenas receptores e se tornaram protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, observando e reconhecendo a precariedade socioambiental que se configura em seu cotidiano social. Nesse sentido, a tese de que um conjunto de práticas pedagógicas que relaciona os conhecimentos geográficos no/do lugar dos estudantes, associando as questões sociais aos elementos naturais, e promovendo a interatividade em sala de aula, proporciona uma formação crítica e cidadã diante dos problemas socioambientais urbanos foi comprovada.
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Interno - 2420250 - CHRISTIANNE MARIA DA SILVA