PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRECER PORTELA FIGUEIREDO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRECER PORTELA FIGUEIREDO SANTOS
DATA: 13/12/2021
LOCAL: meet.google.com/dra-vfwc-eeo
TÍTULO: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA ALUNOS CEGOS EM ESCOLAS REGULARES NA REGIÃO NORDESTE: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA SOBRE SUAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação geográfica, diversidade, inclusão, professores, alunos cegos, aprendizagem.
RESUMO: Nesse relatório, apresentamos um memorial das atividades acadêmicas do doutorado do PPGG/UFPB, em seguida, como a pesquisa se desenvolverá. O objetivo geral é investigar quais as concepções dos professores de Geografia, na Região Nordeste, sobre suas práticas pedagógicas inclusivas quando da presença de alunos cegos nas salas de aulas regulares. Os objetivos específicos são: Fazer levantamento do quantitativo de cegos nas salas de aulas em escolas regulares de 3 capitais em estados da Região Nordeste; Verificar a regularidade com que os professores de Geografia trocam/pesquisam experiências sobre uso e práticas pedagógicas inclusivas para alunos cegos; Identificar, a partir da concepção dos professores de Geografia, as principais formas de trabalho encontradas para inclusão de pessoas cegas em escolas regulares de ensino; Diagnosticar o suporte desenvolvido nas escolas pelas secretarias de ensino de cada estado e Analisar os resultados obtidos em cada estado sobre a inclusão de alunos cegos nas aulas de Geografia. Foram feitas revisões bibliográficas pertinentes ao tema estudado através de bases de artigos, teses, dissertações, monografias, textos (impressos e virtuais). Pretende-se fazer entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia, diretores, alunos cegos. Tem-se constatado que as práticas de inclusão são apenas a inserção dos alunos por meio de uma necessidade social e amparo legal, muito mais do que a devida participação deles para além do ser ouvinte, quando que deveria se garantir aprendizagem, valendo-se mais dos esforços do próprio aluno e seus objetivos de vida. O que tem sido uma queixa constante da família e mesmo dos alunos inseridos nos espaços das escolas regulares. Autores como Vigotsky e Reuven Feuerstein, propõe a mediação como um direcionamento para o desenvolvimento da aprendizagem de maneira individual e social. A análise do discurso de M. Pecheux será um suporte para analisar os dados coletados.
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS