PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA OLIVEIRA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA OLIVEIRA BARROS
DATA: 16/12/2021
LOCAL: Departamento de Geociências
TÍTULO: GEOGRAFIAS DE QUILOMBOS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS ANCESTRAIS DO MATÃO/PB NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
PALAVRAS-CHAVES: Memórias ancestrais. Educação Geográfica. Identidade Quilombola.
RESUMO: Historicamente, as comunidades remanescentes quilombolas no Brasil enfrentam diversos obstáculos na garantia de direitos aos seus territórios ancestrais, bem como à manutenção destes e à reafirmação da identidade territorial. Nesse contexto de lutas identitárias, torna-se relevante discutir o ensino da Geografia em escolas quilombolas na perspectiva de valorização e reconhecimento da identidade territorial a partir das memórias e autobiografias das pessoas mais velhas do lugar. Para tanto a proposta de investigação para a elaboração de tese de doutorado em Geografia, na linha de pesquisa Educação Geográfica, da Universidade Federal da Paraíba, tem como objeto de estudo as memórias (auto) biográficas ancestrais da comunidade do Matão, e suas repercussões para Educação Geográfica na perspectiva de valorizar a identidade local. Procurando contribuir na construção de novas práticas pedagógicas relativas a essa temática, estabeleci como objetivo desta pesquisa compreender como as narrativas (auto) biográficas ancestrais quilombolas do Matão-PB podem contribuir como base e referência para o fortalecimento da identidade local dos estudantes quilombolas, no contexto da Educação Geográfica, a fim de (re)construir conhecimentos geográficos significativos sobre o quilombo. A tese é desenvolvida sob a forma de pesquisa qualitativa geográfica, ancorada nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto) biográfica, inscrita e escrita a partir das memórias das pessoas mais velhas da comunidade remanescente quilombola do Matão, localizada no município de Gurinhém, agreste paraibano. Os colaboradores da pesquisa foram as (8) pessoas mais velhas da comunidade, e os professores com maior tempo de serviço da Escola de Ensino Fundamental José Rufino, escola do Matão. Foi utilizado como referenciais teóricos para discutir questões de quilombo, memória, intergeração, identidade, currículo e Educação Geográfica os seguintes autores: Munanga (1999); Souza (2008); Halbwachs (2006); Chauí (1994); Pollak (1989); Bosi (2012); Freire (2000); Callai (2005), Pinheiro (2020), Portugal(2013) entre outros. Os resultados de tal propositura podem implicar reflexões relevantes para o âmbito da Educação Geográfica em escolas quilombolas, visto que a inclusão das memórias ancestrais quilombolas como fonte e referência para o estudo da Geografia oportuniza aos alunos compreender os sabres construídos no cotidiano, os quais são transmitidos (repassados) de geração a geração através da oralidade, que, consequentemente, contribuirá com um ensino significativo da Geografia de quilombo e com a valorização da identidade local dos estudantes. Portanto, essa proposta de tese servirá como referência para o estudo da Geografia na comunidade em estudo, bem como em outras comunidades quilombolas.
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Externo à Instituição - JUSSARA FRAGA PORTUGAL