PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: JEAN OLIVEIRA CAMPOS

DISCENTE: JEAN OLIVEIRA CAMPOS
DATA: 23/02/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E FRAGMENTAÇÃO DA PAISAGEM NO PARQUE ESTADUAL MATA DO PAU-FERRO, AREIA, PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Mata Atlântica. Unidade de Conservação. Zona de amortecimento, Serviços Ecossistêmicos. Mapeamento.
ÁREA: Geografia
RESUMO: A Mata Atlântica brasileira sofre intensa degradação desde a colonização, o que levou seus ecossistemas a experimentarem acentuada fragmentação. Os remanescentes florestais prestam serviços ecossistêmicos fundamentais para as populações, mesmo assim, correm o risco de desaparecerem nos próximos anos em função do avanço das atividades humanas em seu território. No estado da Paraíba, o Parque Estadual Mata do Pau-Ferro no município de Areia abriga um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do estado em ambiente de Brejo de Altitude. Apesar da importância, a área protegida e sua Zona de Amortecimento são permeados por conflitos que afetam a sua conservação, parte deles relacionados ao avanço da agropecuária sobre os perímetros florestais. Diante do exposto, a pesquisa tem por objetivo geral analisar a fragmentação da vegetação e mapear os principais serviços de provisão, regulação e manutenção prestados por meio dos fragmentos de floresta nativa contidos no Parque Estadual Mata do Pau-Ferro e em sua Zona de Amortecimento. Para análise da fragmentação foram utilizadas métricas de paisagem com uso da extensão V-LATE 2.0 no software ArcGis 10.2. O mapeamento dos serviços de provisão, por sua parte, foi baseado no método da matriz que conta com o uso de questionários e visitas de campo. Os serviços ecossistêmicos de regulação e manutenção, em sua vez, foram mapeados por meio da integração de variáveis ambientais, assim, o serviço sequestro de carbono foi mapeado através do índice CO2flux, ao passo que, o mapeamento do controle de erosão baseou na Equação Universal da Perda de Solo (USLE). A Zona de Amortecimento apresenta notória fragmentação da vegetação florestal nativa, que leva à manifestação das seguintes condições: predominância de fragmentos pequenos, formatos arredondados, baixos tamanhos médios, acentuada conectividade estrutural e elevada vulnerabilidade aos efeitos de borda. No que diz respeito aos serviços de provisão, as capacidades de oferta apresentaram variação entre muito alta e não relevante. A maior oferta foi detectada para fibras e materiais a partir de plantas selvagens, enquanto a menor foi registrada para a nutrição a partir de animais selvagens. Em seguida, o sequestro de carbono pronunciou capacidades de oferta similares às observadas nos serviços de provisão, variando entre alta e não relevante, porém, fragmentos pequenos e grandes apresentaram potenciais próximos para prestação do serviço ecossistêmico. Por fim, no serviço controle de erosão, manifestaram-se capacidades de oferta variando entre muito alta e muito baixa. Os resultados apresentados convergem para evidenciar que a vegetação florestal nativa do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro e de sua Zona de Amortecimento constituem importantes áreas de prestação de serviços ecossistêmicos para as comunidades locais e a sociedade como um todo, e o avanço da fragmentação conduzirá a paisagem para condições ecológicas mais desfavoráveis aos serviços. Nesses termos, o mapeamento permitiu aumentar o conhecimento sobre as áreas de prestação e ofertas, contribuindo para identificar conflitos e estratégias de resolução dos mesmos. Além disso, as informações podem ser utilizadas como subsídio para elaboração de ações públicas voltadas à proteção dos fragmentos florestais e manutenção da oferta de serviços ecossistêmicos.
Presidente - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Interno - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA