PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: IRAMI RODRIGUES MONTEIRO JUNIOR

DISCENTE: IRAMI RODRIGUES MONTEIRO JUNIOR
DATA: 11/03/2022
LOCAL: Plataforma do Google Meet (meet.google.com/nfn-awux-iwj)
TÍTULO: CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO, CÍRCULO DE COOPERAÇÃO DO BORDADO ARTESANAL E O USO DO TERRITÓRIO NO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA DOS BATISTAS – RN
PALAVRAS-CHAVES: Circuito espacial de produção; Círculo de cooperação; Uso do território; Bordado artesanal; Seridó-Norte-Rio-Grandense
ÁREA: Geografia
RESUMO: O bordado artesanal chega à região do Seridó no final do século XVII e início do século XVIII trazido pelas esposas dos colonizadores portugueses que se fixaram nestas Terras. O bordado começa a ser desenvolvido no Arraial Queiquó, o então município de Caicó – RN e após a popularização, a atividade se expande gradativamente para os demais municípios da região do Seridó, fenômeno observado no município de Timbaúba dos Batistas – RN criado na década de 1960. Nesse sentido, a escolha do recorte de estudo, o município de Timbaúba dos Batistas, se dá pela sua atuação na produção do bordado artesanal, pela quantidade de bordadeiras atuando na atividade, além, é considerado um dos principais produtores da região do Seridó. Assim, o objetivo da pesquisa em tela é analisar o circuito espacial da produção de bordado artesanal em Timbaúba dos Batistas – RN, considerando os círculos de cooperação no espaço e os usos do território. A pesquisa continua a discussão sobre: o circuito espacial produtivo; o círculo de cooperação no espaço, território e o uso do território, conceitos principais que sustenta o texto dissertativo. Os procedimentos metodológicos utilizados envolvem a coleta e sistematização dos dados da pesquisa de gabinete de campo. A partir desse último, entrevistamos 242 bordadeiras autônomas e 3 bordadeiras empreendedoras no território de Timbaúba dos Batistas e representantes de instituições públicas e privadas. Os dados secundários foram coletados na plataforma digital do IBGE e na Secretária de tributo do município. A revisão bibliográfica foi pautada em de autores que verticalizaram suas pesquisas acerca dos conceitos elencados anteriormente. A metodologia proposta, foi capaz de entender como se comporta o circuito espacial produtivo e o círculo de cooperação no espaço do bordado artesanal no território de Timbaúba dos Batistas. O estudo específico do bordado artesanal desse município traz ao debate a importância dos sistemas associativista e cooperativista para a manutenção do circuito espacial produtivo do bordado artesanal, mantido por bordadeiras autônomas e empreendedoras. Os resultados apresentados, apontou que o circuito espacial produtivo é dinâmico e complexo tendo as etapas de produção, distribuição, comercialização e consumo analisadas separadamente, mas articuladas entre si. Isso compreende o uso do território de Timbaúba dos Batistas para além do território delimitado politicamente. Ainda, o circuito espacial de produção do bordado artesanal demonstra uma codependência do círculo de cooperação, que, por sua vez, é constituído por empresas e instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de etapas relativas à circulação, distribuição e consumo. Além disso, utiliza do território de Timbaúba dos Batistas (os fixos) como a cooperativa, a associação, a Casa das Bordadeiras, a ARTESOL e a prefeitura municipal e outros dispositivos que necessariamente não estão no território, mas que atuam dando auxílio técnico, operacional como o SEBRAE, o governo do RN, o Instituto Riachuelo e as universidades para permitir que os fluxos ligados a atividade do bordado artesanal aconteça no território de Timbaúba dos Batistas.
Presidente - 2141361 - ANIERES BARBOSA DA SILVA
Interno - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO