PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ SOUSA DA SILVA

DISCENTE: MARIA JOSÉ SOUSA DA SILVA
DATA: 28/03/2022
LOCAL: Departamento de Geociências
TÍTULO: Narrativas de professores de Geografia: histórias de vida e trajetórias formativo-profissionais na composição da identidade docente
PALAVRAS-CHAVES: Educação Geográfica. Formação de professores. Trajetórias formativo-profissionais. Narrativas (auto)biográficas. Professores de Geografia.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População
RESUMO: O texto aqui proposto tem o objetivo de analisar o processo de constituição da identidade do professor de Geografia da educação básica, em entrelace com as histórias de vida, a formação inicial e a prática docente. Para tanto, foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, ancorada nas histórias de vida e no método (auto) biográfico para a composição dos elementos necessários a pesquisa. A busca pela compreensão da subjetividade dos sujeitos a partir do entendimento que estes têm acerca de suas próprias trajetórias formativo-profissionais foi fundante a partir das narrativas orais e escritas como dispositivos de pesquisa. Os dados apresentados são resultantes de memoriais de formação, entrevistas narrativas e questionários. As narrativas expostas permitiram a compreensão da forma como os docentes colaboradores enxergam sua formação inicial e prática, relacionando as histórias de vida aos processos formativo-profissionais pelos quais passaram. A análise dos dados foi constituída com base na análise do discurso, na expectativa promover uma compreensão acerca de como os professores colaboradores da pesquisa enxergam e descrevem seus próprios processos formativos. As narrativas exprimem a forma como os docentes veem sua profissão, como chegaram à escolha da licenciatura em Geografia e a maneira como estes professores enxergam o “ser professor” a partir da própria identidade que constituíram ao longo de suas trajetórias formativo-profissionais e a maneira como mobilizam os conhecimentos necessários à sua prática. Esta pesquisa evidenciou que a constituição da identidade docente reúne elementos de diversos contextos de vida e que este processo é continuo na vida do professor. Esta pesquisa também possibilitou que os colaboradores refletissem sobre a importância de suas histórias como elementos formativos e contribuições para a formação de outros sujeitos que poderão ler suas narrativas. Neste sentido, espero que este trabalho torne- se um dispositivo para pesquisa, leitura e formação para os professores, pesquisadores, estudantes e leitores que se interessem pela compreensão do processo formativo do professor de Geografia, pelas narrativas (auto) biográficas e que possa servir de inspiração para que outros pesquisadores aprofundem os temas e questionamentos aqui levantados.
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Externo à Instituição - JUSSARA FRAGA PORTUGAL