PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: JAMERSON RANIERE MONTEIRO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMERSON RANIERE MONTEIRO DE SOUZA
DATA: 27/04/2022
LOCAL: Defesa On line
TÍTULO: A REPRODUÇÃO CAMPONESA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO AGRESTE PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Reprodução Camponesa. Campesinato. PAA. PNAE.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária
RESUMO: Esse estudo discute a reprodução camponesa a partir do contexto da Política de Aquisição de Alimentos (PAA e PNAE) no Agreste Paraibano entre 2003 e 2019. Tendo como recorte territorial a área formada pelos municípios de Alagoa Nova, Esperança, Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça. Discute, também, a reprodução camponesa na Paraíba à luz das teorias da geografia agrária, buscando problematizar a atuação das políticas públicas para a agricultura camponesa no tocante à soberania alimentar, examinando as contribuições para a reprodução camponesa na área de estudo, bem como o modo como o contexto atual de rompimento democrático de 2016 incide sobre essa reprodução. Para tanto apresenta, inicialmente, um panorama do modo como o fenômeno da reprodução camponesa no capitalismo tem sido debatido por diversos intelectuais ao longo do tempo. Mostrando como as interpretações ensejam perspectivas contraditórias, e assinalando o modo como, mesmo em situações de dificuldade e ao contrário do que muitos pensadores previram, o campesinato tem conseguido se reproduzir, formando um contingente populacional importante, com intenso papel produtivo e estratégico para o país. Esse estudo parte da avaliação de que apenas tardiamente, no final do século XX e início do XXI, o Estado brasileiro formulou políticas públicas de apoio a esse segmento social. Apontando como essas políticas públicas redimensionaram o universo camponês brasileiro na medida em que os incluíram na agenda, ainda que não rompesse com a enorme concentração fundiária, centrada na persistência do latifúndio e da grande monocultura, e com o modelo neoliberal da economia. Desse modo, destacou-se nesse estudo, as Políticas de Aquisição de Alimentos (Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Programa Nacional da Alimentação Escolar-PNAE), construídas no governo do Partido dos Trabalhadores (2003-2016). Esses programas passaram a realizar a compra pública de alimentos provenientes da agricultura camponesa para o abastecimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e da merenda escolar, eliminando a necessidade de intermediários, o que possibilitou, de um lado, o aumento da renda dessa população, contribuindo para a construção de uma renovada territorialidade e para o melhoramento da alimentação desses grupos sociais. Entre outros aspectos positivos, consolidou um programa nacional de segurança alimentar. Dessa forma, pautando-se num caminho metodológico crítico que compreendeu extensa pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados estatísticos e censitários, uma pesquisa documental sobre os programas governamentais, pesquisa de campo que permitiu o levantamento de dados primários com aplicação de questionários, de entrevistas semiestruturadas, anotações, gravações, fotografias, que contribuíram para a elaboração dessa tese.
Presidente - 2459645 - MARCO ANTONIO MITIDIERO JUNIOR
Interno - 2141361 - ANIERES BARBOSA DA SILVA