PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: LEANDRO FELIX DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO FELIX DA SILVA
DATA: 14/06/2022
LOCAL: DGEOC/UFPB
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE INTEGRADA DE ESPAÇOS NATURAIS E ANTRÓPICOS COM O USO DE MODELAGEM AMBIENTAL E GEOTECNOLOGIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Semiárido, Caatinga, Unidade de Conservação, Modelagem Ambiental
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Fotogeografia (Físico-Ecológica)
RESUMO: O semiárido brasileiro é um dos mais populosos do mundo e o seu processo de ocupação exploratório começa a partir do século XVII com a chegada de colonos europeus. Vai ser a partir desse período que se intensifica as relações de uso dos recursos naturais, como a vegetação nativa e os recursos hídricos de forma mais intensas, gerando grandes modificações aos espaços naturais até então preservados. Na região dos Cariris Velhos situada no interior do estado da Paraíba, não foi diferente, apresentando também vastas regiões modificadas ao longo dos séculos que culminou recentemente em grandes áreas com variados tipos de degradação ambiental, principalmente a desertificação. Uma vez que nesta região da Paraíba encontram-se ambientes que possuem características bastantes peculiares e destoantes das mais comuns do semiárido seco, como a presença mais elevada de umidade. No início dos anos 2000 foram propostas a criação de duas Unidades de Conservação (UC) de uso sustentável nesta região, a APA do Cariri e das Onças, sendo esta última a maior UC do estado da Paraíba com intuito de gerenciar o uso dos recursos naturais mediante as necessidades antrópicas. Desde a criação das APAs até o presente momento desta pesquisa, as duas UC’s não apresentam nenhum tipo de plano referentes ao ordenamento físico territorial, como zoneamento ambiental ou plano de manejo, conforme o exigido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. Partindo desta problemática, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver uma proposta de identificação de análise integrada de espaços naturais e antrópicos com o uso de modelagem ambiental e geotecnologias que possa servir de subsídio junto de outros levantamentos a futuras propostas de ordenamentos físico territoriais para ambas UC’s. Os procedimentos metodológicos se basearam em três etapas: I) foi desenvolvido um modelo ambiental com o uso de geotecnologias denominado de Intensidade de Ação Antrópica - IAA que utiliza variáveis como o uso da terra e cobertura vegetal, Nível de Transformação da Paisagem - NTP, vias de acesso e a rede de drenagem. Utilizando o cálculo da Distância Euclidiana, classificação Fuzzy e o método de análise espacial de Sobreposição Ponderada (Wighted Overlay); II) aplicação do Índice de Umidade Superficial do Solo – IUSS (LOPES et al., 2011) que utiliza parâmetros biofísicos oriundos de imagens de satélite como Temperatura de Superfície (TS) e o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN) através de relações matemáticas entre as variáveis com a ferramenta Raster Calculator; III) a inserção de um conjunto de pontos amostrais coletados a campo por GNSS e obtidos através das imagens de satélites referentes áreas degradadas e preservadas para ambas as UC’s, e que na sequência foram inseridos sobre o IAA e o IUSS para que se possa analisar de forma integrada os resultados de ambos utilizando Sistema de Informação Geográfica – SIG. Os resultados foram divididos em capítulos, que apontaram as áreas onde ocorrem as menores e maiores IAA através de 5 níveis, sendo eles Muito Baixo, Baixo, Médio, Alto e Muito Alto (Capítulo I). Assim como áreas que concentram os menores e maiores níveis de IUSS que variaram de 0.0 (Muito Seco) a 1.0 (Muito Úmido) no Capítulo II. E por último a análise integrada entre ambos (Capitulo III), que indicou que há uma relação espacial entre as áreas de Alta e Muito Alta IAA com os níveis mais baixos de IUSS (0.0 a 0.2), TS elevadas e baixos valores de IVDN. E que nas áreas preservadas foram identificados os menores níveis de IAA (Muito Baixo e Baixo), com elevados níveis de IUSS (0.5 a 1.0) e IVDN também elevado. Apresentando a TS com comportamentos diferentes entre os períodos (chuvoso e seco) em ambas UC’s. Conclui-se que a proposta de análise integrada dos espaços naturais e antropizados através de modelagem ambiental apresentaram resultados bastantes relevantes e satisfatórios que se aproximam da realidade local e pode ser utilizado como subsídio junto de outros levantamentos a futuras propostas de ordenamentos físico territoriais para ambas UC’s.
Presidente - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA
Interno - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA