PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: MARIA DEUSIA LIMA ANGELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DEUSIA LIMA ANGELO
DATA: 27/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A Geografia das províncias/estados do Brasil nas escolas primárias e seus livros didáticos entre as décadas de 1870 e 1920: situando o caso de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: História das Disciplinas Escolares; Livro Didático; Geografia Local; Pernambuco
PÁGINAS: 306
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: Esta pesquisa tem como propósito contribuir com os estudos ancorados na linha da História da Geografia Escolar no Brasil, de maneira especial, com aqueles que abarcam, cronologicamente, o século XIX e as primeiras décadas do século XX, visando conhecer os elementos que incitaram e subsidiaram o estabelecimento da Geografia das províncias/estados do Brasil, no âmbito das escolas primárias, entre as décadas de 1860 e 1820, bem como situar, especificamente, esse feito no contexto de Pernambuco. Os delineamentos traçados em torno da temática apresentada, assim como nossas análises e discussões, pautaram-se na perspectiva teórico-metodológica da História das Disciplinas Escolares, recorrendo, especialmente aos estudos realizados por Chervel (1990), Goodson (1997), Viñao Frago (2008) e Julia (2001;2002). O caminho percorrido na construção da pesquisa começou a se delinear a partir do momento em identificamos importantes fontes documentais com disposições relativas ao estabelecimento do ensino da Geografia Local nas escolas da época. Das fontes mobilizadas, centramos nossas análises nos livros didáticos publicados para tal intento, entendendo-os enquanto um objeto de intercessão entre prescrições e práticas, portanto, uma expressão da cultura (material) escolar; o que lhe confere um importante papel na constituição e difusão dos saberes e conhecimentos relativos às disciplinas escolares, ao lado de outras fontes representativas no período, a exemplo, da legislação educacional. Reconhecemos que a emersão do movimento em prol do ensino da Geografia local nos programas das escolas primárias, no período em tela, constitui-se simultaneamente sob as escalas local e nacional, as quais se complementam constituindo um arranjo que acomoda os interesses locais aliados aos projetos nacionais. Nesse sentido, versamos sobre a produção de livros didáticos de Geografia das províncias/estados, tendo como pano de fundo as reformas educacionais e as ideias em torno da construção do patriotismo local. Sob este enfoque apresentamos, a partir do contexto de Pernambuco, um conjunto de dispositivos normativos com prescrições para o ensino da Geografia da província e três livros didáticos elaborados para esse fim. Das análises centradas nos livros, reconhecemos a expressão dada a temáticas e saberes relacionados à difusão das potencialidades naturais do território e da história de Pernambuco, com vistas à construção de um patriotismo local, associado às ideias nacionalistas. Resguardando as singularidades locais, consideramos que os sujeitos e/ou as instituições empenhadas na tarefa da produção de um conhecimento geográfico no âmbito das províncias, movidos por um sentimento de patriotismo local e embasados pelos debates metodológicos, recorreram à Geografia (escolar) para difundir, valorizar e engrandecer seus territórios via escola, a partir dos livros didáticos dessa disciplina, elaborados para o ensino dessa disciplina no âmbito das escolas primárias.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADLENE SILVA ARANTES
Externo à Instituição - EDUARDO JOSÉ PEREIRA MAIA
Externo à Instituição - JOSEANE ABILIO DE SOUSA FERREIRA
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - RODRIGO BEZERRA PESSÔA