PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: CÍCERO ANTONIO JATANAEL DA SILVA TAVARES

DISCENTE: CÍCERO ANTONIO JATANAEL DA SILVA TAVARES
DATA: 17/06/2022
LOCAL: Google Meet: meet.google.com.br/krn-jbat-mwm
TÍTULO: DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS A PARTIR DA INSTALAÇÃO DO CAMPUS PIMENTA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), EM CRATO/CE
PALAVRAS-CHAVES: Dinâmicas socioespaciais. Crato/CE. Campus Pimenta. URCA.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO: Com esta dissertação de mestrado, temos o objetivo de desenvolver uma análise a respeito das dinâmicas socioespaciais na cidade de Crato/CE mediante a implantação do campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA), tendo como recorte temporal o período entre 1986 e 2022. Nesse sentido, partimos do entendimento de que, além do impacto no campo educacional, essa Instituição de Ensino Superior (IES) tem desenvolvido um importante papel no que concerne aos aspectos socioeconômicos dessa urbe. Em razão de consideramos se tratar de uma temática complexa, optamos por aderir a um método científico como forma de facilitar os caminhos a serem seguidos na construção desta pesquisa. Assim, escolhemos o método dialético. Quanto aos procedimentos metodológicos, aderimos a levantamentos bibliográficos, documentais e empíricos. Devido ser a unidade de ensino superior com a maior quantidade de cursos e alunos da cidade, utilizamos o campus Pimenta como recorte espacial para o trabalho de campo. Em particular, consideramos para essa etapa os estudantes, professores e técnicos administrativos que sejam oriundos de outros municípios e estejam morando em Crato por conta dos estudos ou trabalhos nessa unidade de ensino analisada, bem como consideramos ainda as informações obtidas através de empreendedores diretamente beneficiados com a implantação desse campus no local. Diante daquilo que coletamos ao longo desta pesquisa, identificamos que uma parcela de estudantes, professores e técnicos administrativos ligados a essa IES migraram para a cidade de Crato e têm frequentado os comércios e serviços dessa urbe. Decorrente disso, uma nova demanda passou a repercutir nos estabelecimentos locais. Assim, identificamos que aqueles mais beneficiados são os empreendedores voltados ao setor de gráficas, mercantis e lanchonetes. Somado a isso, temos observado a ampliação na rede de empreendimentos dessa cidade, a valorização do solo urbano, a formação de uma área de centralidade, dentre outros aspectos pertinentes à luz da Geografia. Dessa maneira, essa pesquisa se concebe como uma importante oportunidade para ser apresentada parte das dinâmicas socioespaciais de Crato como aspectos inerentes a presença do campus Pimenta da URCA.
Presidente - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO
Interno - 2141361 - ANIERES BARBOSA DA SILVA