PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE
DATA: 15/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa em meio virtual
TÍTULO: GEOGRAFIA ESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Geografia Escolar; Competências; Organização Curricular; Ensino Médio Integral.
PÁGINAS: 84
RESUMO: Esta pesquisa de doutorado analisa como se desenvolvem as práticas docente em Geografia escolar na atual organização curricular do Programa de Educação Integral da Paraíba, em específico, como os professores operam na prática e legitimam a coexistência entre a concepção disciplinar e a integração por competências da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), intrínseca ao currículo do Ensino Médio da denominada Escola Cidadã Integral – ECI/PB. A problemática do estudo está situada no processo de recontextualização (BERNSTEIN, 1996, 1998) dos vigentes documentos curriculares nacionais e estaduais para o referido nível de ensino no ambiente escolar, e o objetivo geral consiste na análise das relações dialéticas entre o ensino disciplinar de Geografia e a orientação curricular por competências no nível médio das referidas ECI/PB. Para a defesa da tese de que a especificidade da Geografia Escolar é requisito imprescindível para a formação integral no Ensino Médio, apoiamo-nos na Teoria Histórico-Crítica (SAVIANI, 1991, 2000, 2009, 2013) e no método dialético, temos dialogado com as abordagens de Apple (1982), Moreira (1997), Goodson (1999), Lopes e Macedo (2011), Kuenzer (2017, 2022), no campo do currículo e da pedagogia, e com as discussões de Albuquerque (2004), Rocha (2012, 2013), Vilela (2013), Straforini (2018), na área de currículo, educação e ensino de Geografia, dentre outros autores. Os resultados preliminares apontam para uma organização curricular alinhada ao neoliberalismo e ao regime de acumulação flexível, que geram uma desigual distribuição do conhecimento e intencionam a formação de trabalhadores com subjetividades flexíveis. Percebemos que a lógica das competências vem se configurado, até então, como meras diretrizes não-disciplinares, que desconsideram o aprimoramento histórico da construção teórico-metodológica e epistemológica das disciplinas escolares, sem apresentar um novo aporte teórico-metodológico viável para operacionalizar a dimensão pedagógica de construção dos conhecimentos na escola, negando a necessidade de mediações teóricas e apostando em um praticismo resultante do ceticismo epistemológico, processo que tem regulado a prática docente em Geografia a partir de uma cultura gerencialista padronizada de avaliações externas e internas, de caráter administrativo e pedagógico, que configuram uma dinâmica educacional baseada na epistemologia da prática, com pouco ou nenhum espaço para mediações teóricas, que desvirtua o foco profissional dos professores de Geografia, que passam a ser obrigados a realizar diversas atividades burocráticas e técnicas, e, frente à redução de carga horária da BNCC, também precisam ministrar componentes curriculares que não requerem a superação do senso comum, processo que tem resultado em precarização de sua atividade profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Externo à Instituição - ALDO GONCALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANA ANGELITA COSTA NEVES DA ROCHA