PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: PEDRO WALLAS SOARES DE ARAÚJO FELIX

DISCENTE: PEDRO WALLAS SOARES DE ARAÚJO FELIX
DATA: 23/08/2022
LOCAL: Defesa em meio virtual
TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) E NAS MONOGRAFIAS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino e pesquisa. Professor pesquisador. Formação docente. Geografia.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: Segundo alguns pesquisadores, a formação docente pode ser fortalecida na academia quando adota as pesquisas como orientação. Nesse intuito, é importante discutir o processo que permite pensar a sua qualificação. A formação docente em Geografia pode se pautar em processos que ativem essas ações de problematização e reflexão por parte dos sujeitos que a compõe. Concordando com Girotto e Mormul (2016), acreditamos que essas ações podem estimular os licenciandos a elaborarem projetos educacionais qualificados para a sociedade. Nesse contexto, o currículo do curso de Geografia, atualmente denominado Projeto Pedagógico do Curso (PPC), ou apenas: PPC – 2014, se constitui como norteador desse processo, pois, a partir dele, os docentes e discentes baseiam a organização de seus saberes pedagógicos, de conhecimentos específicos e da experiência (PIMENTA, 1999), sendo de grande relevância a reflexão sobre as proposições que estão estabelecidas nesse documento. Desse modo, o presente trabalho aborda o processo de formação do licenciando em Geografia, visando compreender o papel da pesquisa nesta disciplina. Neste sentido, partimos da análise documental e, em seguida, analisamos as instâncias onde a pesquisa é estimulada e sua relação com a formação de professores. Assim, selecionamos um documento que orienta essa formação, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e aqueles que têm como princípio legal nortear a sua elaboração, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), e outro grupo de documentos que expressa, ou pode expressar, o papel da pesquisa na formação dos licenciandos em Geografia, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade monografia. Além da análise documental, recorremos as entrevistas com os formandos, visando compreender, a partir de seus depoimentos escritos, como se deu a relação entre a pesquisa e a sua formação. Nessa perspectiva, buscamos compreender a relação entre ensino e pesquisa expressa nos documentos, e como esta é desenvolvida pelos licenciandos ao longo de sua formação. Portanto, procuramos compreender o que foi preestabelecido acerca da pesquisa, como constituinte da formação do licenciando, no currículo e nas perspectivas que os discentes conseguiram incorporar em suas proposições temáticas e teórico-metodológicas nos seus trabalhos de conclusão de curso.
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS