PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALTEMAR DE FIGUEIREDO BUSTORFF QUINTÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALTEMAR DE FIGUEIREDO BUSTORFF QUINTÃO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Defesa em meio virtual
TÍTULO: A REORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MAMANGUAPE/PB E CUITÉ DE MAMANGUAPE/PB: UM ESTUDO NO CAMPO DA GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Geografia da Educação. nucleação escolar.
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos foi instituída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996, em decorrência de muito empenho que resultou em legislações, tendo como base a Constituição de 1988, que preconizou tal ensino. Nos anos que se seguiram a sua institucionalização, mediante o financiamento do Fundeb, muitas escolas passaram a ter turmas de EJA, algo que fez turmas dessa modalidade se difundirem pelo Brasil. Mais recentemente, porém, no nosso trabalho como professor de escolas públicas e com base em censos educacionais, temos observado que muitas turmas de EJA estão sendo fechadas, tanto em áreas rurais, como em periferias nas áreas urbanas; e os números mostram que essa é uma realidade a nível nacional. Para muitos estudantes das áreas onde houve fechamento de escolas são oferecidos transportes escolares que os conduzem para suas novas escolas. Mesmo assim, entendemos que o fechamento de escolas faz parte da política de contenção de despesas dos municípios, aspecto característico da doutrina do neoliberalismo. Em muitos casos, porém, ocorre o que se chama de nucleação escolar, ou seja, uma escola passa a receber os estudantes provenientes das áreas onde houve fechamento de turmas da EJA. Na Região Metropolitana do Vale do Mamanguape – Paraíba, notamos que seus nove municípios têm passado por esse processo há pelo menos dez anos. Sendo assim, nesta Tese, tivemos como objetivo analisar as consequências do processo de fechamento de turmas da EJA para os estudantes mais vulneráveis. E para realizarmos essa análise, daremos os seguintes passos: abordaremos historicamente as políticas de EJA, discutindo acerca dos motivos econômicos e políticos que levaram à sua institucionalização; aprofundaremos o conhecimento sobre o campo da Geografia da Educação, que necessitamos para caracterizar, por meio de dados e de mapeamentos, esse processo de reorganização escolar da EJA nos municípios dessa Região, em especial, em Cuité de Mamanguape e em Mamanguape, que se mantiveram, ao todo, quatro escolas com turmas da EJA entre os anos de 2015 e 2019.
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG