PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA SARAIVA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLA SARAIVA DE ALBUQUERQUE
DATA: 29/08/2022
LOCAL: meet/remota
TÍTULO: OS SABERES CARTOGRÁFICOS NO ENSINO BÁSICO: uma análise a partir das escolas municipais da cidade de Crato, Ceará.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Saberes; Cartografia; Educação Básica; Formação Docente.
RESUMO: O objetivo de nosso estudo é analisar como os saberes cartográficos são praticados nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas municipais do Crato, Ceará. Nesse sentido, buscaremos registrar as contribuições da formação universitária na construção dos saberes dos docentes, com ênfase nos saberes cartográficos e como esses saberes são materializados na prática docente nas aulas de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa será adotado o estudo bibliográfico com teóricos renomados da Cartografia, Formação docente e Ensino de Geografia e em documentos oficiais que norteiam o currículo de Geografia e as práticas pedagógicas dos docentes. Também será realizada a atividade de campo com a realização de entrevistas semiestruturas, com docentes atuantes de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais do referido município. Assim, visamos contribuir para a dinamização no processo de ensino dos saberes cartográficos nas aulas de Geografia.
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Interno - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO