PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUNIO SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUNIO SANTOS DA SILVA
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO SANTA LÚCIA ARAÇAGI/PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação do/no Campo. Territorialidades camponesas. Ensino de Geografia. Práticas Pedagógicas.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas executadas a partir do ensino de Geografia desenvolvido na Escola do Assentamento de reforma agrária Santa Lúcia, município de Araçagi/PB. Os objetivos específicos visam: analisar os marcos legais que fundamentam a proposta de ensino para as escolas do/no campo, no contexto do Assentamento Santa Lúcia no município de Araçagi/PB; refletir o papel da escola na construção do território e de luta pela Terra no Assentamento Santa Lúcia; sistematizar as práticas pedagógicas do ensino de Geografia desenvolvidas na Escola que dialogam com a proposta da educação do/no campo. Metodologicamente nos fundamentamos na dialética e na fenomenologia na busca de desvendar as dinâmicas geradoras das desigualdades sociais, pautadas a partir da análise de classe, mas também demonstrar dinâmicas das vivências dos sujeitos, considerando os elementos do cotidiano e práticas culturais camponesas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, como instrumentos de coleta de dados em busca de aprofundarmos a investigação. Nesse contexto, utilizamos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e trabalhos de campo com a finalidade de obter informações que permitam analisar e interpretar as práticas pedagógicas no ensino de geografia que fortalecem a territorialidade camponesa no assentamento. Nos ancoramos em autores como Freire (2013), Caldart (2004-2011), Arroyo (2011), Fernandes (2011), Lorenzo (2013), Brandão (2009), Machado (2009), Copetti e Callai (2008), Pontuschka (2013), Mazzini (2007), Raffestin (199), Haesbaert (2004) e nas legislações que discutem educação do/no campo. Apresentamos parcialmente considerações a respeito dos capítulos construídos a até o momento, considerando que há um percurso da educação rural para a educação no/do campo, a partir da concepção da educação popular. Embora do ponto de vista normativo, tenhamos tido avanços para que haja a emancipação dos sujeitos do campo, pudemos refletir que a educação do/no campo é uma disputa de percepções de mundo.
Presidente - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Interno - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO