PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERBERT COSTA DO REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERBERT COSTA DO REGO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: A COMPREENSÃO DO ESTUDANTE SURDO SOBRE A PAISAGEM DA CAATINGA NO ENSINO BILÍNGUE DA GEOGRAFIA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Geográfica; Ensino Bilíngue; Língua Brasileira de Sinais; Práticas Pedagógicas.
RESUMO: Neste estudo propomos discutir o ensino bilingue de geografia para surdos. Numa sala de aula onde ouvintes e surdos dividem o mesmo espaço de ensino oralizado, a atuação do intérprete de Libras é indispensável, porém, a aprendizagem não será significativa para o aluno surdo, sua atenção estará voltada exclusivamente ao tradutor/intérprete de Libras, tudo que está sendo exposto no quadro ou projeção de imagens, não será apreendido em sua em plenitude, ele tem sua atenção no professor ou no intérprete. Dessa forma, objetivamos analisar a concepção de alunos surdos do ensino fundamental II, sobre a paisagem o domínio caatinga a partir das inter-relações com a comunidade vegetal em uma escola bilíngue para surdo do município de Gado Bravo-PB. A fundamentação teórica do trabalho terá por base as contribuições de Gesser (2006), Skliar (1997), Quadros e Sutton Spence (2006), Callai (2008), Bertrand (1973), Ab’Saber (2003), Lebedeff (2010) entre outros, evidenciando os objetivos da pesquisa e enfatizando a importância de tema como esse para o conhecimento da pesquisa científica. Do ponto de vista da natureza, a pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e do ponto de vista dos objetivos será exploratória, na qual serão utilizadas as técnicas de questionário e observação que pretende buscar evidências sobre as estratégias de ensino utilizadas nas aulas. O benefício desta pesquisa é contribuir para uma reflexão sobre a compreensão do sujeito surdo e sua leitura sobre paisagem, lugar, espaço, tempo, sobre os conceitos geográficos, entendo como eles se caracterizam, sinalizados. Para entendermos a contribuição bilíngue para educação geográfica, precisamos considerar o letramento do surdo, segundo Lededeff (2010), que necessita no aprendizado de uma linguagem visual, alfabetizado ou não, na língua de sinais, este aluno vem com sua leitura de mundo, considerando que essa leitura ela depende da experiência dos sujeitos, assim envolve as interpretações de mundo e significação das imagens, exigindo adequação contexto cultural e social, que estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO