PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ GERALDO DA COSTA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ GERALDO DA COSTA NETO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO MODELO DE ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Concepções pedagógicas, Educação geográfica, Escola Cidadã Integral,
RESUMO: O presente estudo centra-se na investigação das Concepções pedagógicas no ensino de Geografia em escolas da modelo cidadã integral técnica da rede estadual da Paraíba, enfocando a interferência desse modelo nas práticas de ensino e no trabalho docente. Desse modo, temos em vista que o processo de ensino, envolve um conjunto de saberes necessários à prática docente, tanto da Pedagogia quanto da própria área científica específica, em nosso caso a Geografia, e que tais saberes proporcionam posturas diferenciadas na operacionalização da ação educacional. Desse modo, levantamos a seguinte problemática central: Como as concepções pedagógicas do modelo de escola cidadã integral técnica da Paraíba orientam as práticas de ensino de Geografia? Para responder tal questionamento da pesquisa buscaremos analisar as concepções pedagógicas no ensino de Geografia, com ênfase nas orientações profissionais empregadas ao ensino do componente curricular e das formas de operacionalizar o trabalho docente no modelo ECIT. Para isso, o estudo será desenvolvido através da abordagem qualitativa, utilizando procedimentos da pesquisa bibliográfica concomitante a metodologia da análise documental (CELLARD, 2008) e a aplicação de entrevista semi-estruturada, que serão analisadas de acordo com a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) além da luz do referencial teórico que potencializarão a inferência dos dados coletados.
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE