PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE FARIAS TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE FARIAS TEIXEIRA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet (http://meet.google.com/xto-dpuy-cay
TÍTULO: ANÁLISES DA TEMPERATURA DO AR E DOS ÍNDICES DE CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM CAMPINA GRANDE, PB NO PERÍODO DE 1977 A 2021
PALAVRAS-CHAVES: Tendência. Temperatura. Desconforto Térmico.
RESUMO: É possível identificar intensos processos que alteraram a composição atmosférica do espaço urbano. Sendo assim, essa pesquisa tem o objetivo de investigar a tendência da temperatura (média, máxima, mínima, 9h, 15h e 21h) em Campina Grande, PB entre 1977 a 2021, período em que a cidade protagonizou uma clara expansão urbana, tendo em vista as profundas mudanças que houve no entorno da Estação Meteorológica Convencional do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET pertencente a EMPRAPA Algodão. Metodologicamente, as estatísticas descritivas apontam que a temperatura Decenal se elevou 0,6 °C nas últimas quatro décadas, além disso, os testes de Mann Kendall, Sen’s Slope e Pettitt indicaram uma tendência interanual crescente e significativa em Campina Grande para as seis variáveis, posto que o ZMK foi positivo e o p-valor calculado é inferior ao nível de significância α de 5% (0,05). Visualizou-se, ainda, que os maiores acréscimos de temperatura ocorrem na máxima (0,035 °C) e no horário das 15h (0,031 °C). Após o ponto de mudança detectado em 1992 nota-se que ocorreu uma elevação na temperatura do ar na camada superficial da atmosfera, possivelmente, relacionada a alterações realizadas no uso e cobertura do solo, sendo assim, a investigação aprofundada do comportamento da temperatura do ar subsidia uma compreensão sobre os possíveis riscos e vulnerabilidade ao desconforto térmico ao qual a população campinense está exposta.
Presidente - 1785923 - DAISY BESERRA LUCENA
Interno - 2529303 - RICHARDE MARQUES DA SILVA