PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAQUIM ALVES DA COSTA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAQUIM ALVES DA COSTA FILHO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A Política de Expansão do Ensino Superior e a Reestruturação da UFCG: a Ampliação do CCJS em Sousa e a Criação do CCTA em Pombal/PB.
PALAVRAS-CHAVES: Política REUNI. UFCG. Desenvolvimento Socioespacial. Sousa. Pombal.
RESUMO: Nas duas primeiras décadas do século XXI, o Estado brasileiro sob uma governança pública progressista e desenvolvimentista, 2003-2016, instituiu um conjunto de políticas públicas voltadas ao ensino superior público federal. No que tange as universidades públicas federais, foi instituída a política REUNI, que resultou na expansão, interiorização e reestruturação desses fixos universitários em escala macro. O objetivo com a política REUNI foi promover a inclusão das camadas sociais historicamente marginalizadas –, pobres, negros, povos tradicionais, do acesso aos bancos da universidade, e a transformação desta em instrumento para o desenvolvimento econômico e social, principalmente, de áreas geográficas interioranas. Posto isto, a presente tese discute a função socioespacial do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) e do Centro de Ciências e Tecnologia Alimentar (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reestruturado e criado, respectivamente, pela política de Restruturação, Interiorização e Expansão das Universidades Públicas Federais na escala municipal de Sousa e Pombal, no estado federativo da Paraíba, onde estão instalados. Através da política em tela, foi possível o ensino superior universitário federal, por meio da UFCG, se expandir para as regiões interioranas da Paraíba, notadamente, Curimataú, Cariri, Seridó e Sertão, que apresentavam baixo índice de acesso ao ambiente universitário e demanda reprimida, e reduzida dinâmica produtiva. Com os aportes orçamentários da política, que foi dividida em dois programas: Programa Expandir (2003-2007) e Programa REUNI (2008-2012), a UFCG implantou novos campi e reestruturou os já existentes. Deste modo, está pesquisa tem como objetivo primário analisar o papel do CCJS e do CCTA da UFCG na transformação socioeconômica dos espaços locais em que se encontram implantados. Em vista disso, o presente estudo parte do seguinte questionamento-problema: até que ponto a UFCG reestruturada e criada em Sousa e Pombal, respectivamente, contribui para o desenvolvimento econômico, social e produtivo destes municípios? A referida instituição, através do CCJS e do CCTA, desempenha com qualidade sua primeira função –, formar profissionais e cientistas críticos e reflexivos, contudo, não se observa sua atuação no enfrentamento às problemáticas socioespaciais presentes nos referidos municípios, a exemplo da insegurança alimentar em Pombal, e do baixo percentual de sujeitos com formação em educação superior em Sousa. Assim, esta pesquisa parte da tese de que a UFCG a partir da sua estrutura multicampi reestruturada e criada através da política REUNI exerce parcialmente sua função socioespacial nos municípios de Sousa e Pombal. Este estudo científico apoia-se em referenciais teórico-metodológicos que discutem o papel da Universidade pública federal expandida, interiorizada e reestruturada como instrumento para a transformação social e econômica dos espaços em que se faz presente. A obtenção dos resultados até aqui parciais, fez-se uso de dados e informações secundárias, bem como, primárias via estudo de campo. De maneira parcial, ainda não é possível afirmar que o CCJS e o CCTA da UFCG, em Sousa e Pombal, não atua no desenvolvimento socioeconômico e produtivo das localidades em que estão implantadas, porém, as observações processadas in loco convergem para a tese que aqui se defende.
Presidente - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO
Interno - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA