PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO MEDEIROS DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO MEDEIROS DA CUNHA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: NOVA ARQUITETURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DOS COMPONENTES ELETIVOS NAS ESCOLAS DE NATAL/RN.
PALAVRAS-CHAVES: Novo Ensino Médio; Geografia escolar; Currículo; Escola de Tempo Integral
RESUMO: A reestruturação curricular proposta pela Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, desencadeando a implantação da Educação em tempo Integral em alguns Estados do país. O Rio Grande do Norte foi um dos Estados que implantou o que dispõe tal política através do Plano Estadual de Educação. A estrutura curricular do Ensino Médio em Tempo Integral do Rio Grande do Norte é composta por componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em Atividades Didático-Pedagógicas que compõem a chamada parte diversificada. Tomamos como objeto de estudo a organização dos Componentes Eletivos relacionados à Geografia. Nessa perspectiva, temos como objetivo geral: compreender o Ensino de Geografia nos Componentes Eletivos dentro da nova arquitetura curricular no Ensino Médio em Tempo Integral em escolas estaduais de Natal/RN. O trabalho justifica-se também, pela intencionalidade de lançar luz sobre o que está acontecendo para clarear o que venha acontecer, indagando sobre as possibilidades de ir além da crítica. Nesse sentido, essas reflexões podem fomentar propostas com vistas à superação dos problemas de aprendizagem e formação dos sujeitos, bem como mobilizar a teorização da educação no chão da escola, ao mesmo tempo em que subsidia o enfrentamento da lógica de atendimento às necessidades neoliberais, pois a presença marcante desses grupos econômicos na agenda das políticas públicas educacionais brasileiras tem implicações direta na BNCC com o Movimento Pela Base Nacional Comum, como também, com implantação/implementação do ensino médio em tempo integral no país.
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE