PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: LUCIENE FABRIZIA ALVES NASCIMENTO

DISCENTE: LUCIENE FABRIZIA ALVES NASCIMENTO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala CCEN/PPGG
TÍTULO: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: a constituição dos saberes docentes para a formação inicial de professores de Geografia na UFCG, Cajazeiras-PB
PALAVRAS-CHAVES: Formação do professor de Geografia, saberes docentes, Programa Residência Pedagógica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Política
RESUMO: O relatório de qualificação da dissertação está dividido em dois momentos. Primeiro o memorial das atividades do mestrado do PPGG- UFPB. A segunda com a proposta de desenvolvimento da pesquisa intitulada “Programa Residência Pedagógica: a constituição dos saberes docentes para a formação inicial de professores de Geografia na UFCG, Cajazeiras-PB”. Com o objetivo geral busca-se analisar o lugar do Programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de Geografia no curso de licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras-PB. Como objetivos específicos: Conhecer as Políticas Educacionais voltadas para a formação inicial dos professores de Geografia na Universidade Federal de Campina Grande, centro acadêmico de Geografia em Cajazeiras-PB; Investigar os desdobramentos do Programa Residência Pedagógica na Instituição em estudo entre os anos de 2018 e 2019 e suas proposituras acerca da formação dos licenciandos em Geografia; Refletir sobre os impactos causados pelo Programa Residência Pedagógica na formação do pensamento geográfico dos discentes em Geografia da UFCG- Campus Cajazeiras; e por fim, Conhecer as propostas de intervenção dos residentes para o desenvolvimento da educação geográfica junto ao Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica das políticas educacionais que regem a formação do professor no Brasil, sobretudo, após a redemocratização, as diretrizes curriculares que subsidiaram a constituição do Projeto Político do Curso de Geografia da UFCG- Campus Cajazeiras, os caminhos e descaminhos das atuais diretrizes, e os programas de iniciação à docência que fomentam ou fomentaram a formação do professor de Geografia na instituição analisada. Além da trajetória institucional dos cursos de Geografia no País, os saberes docentes junto ao ensino de Geografia e os desafios do Programa Residência Pedagógica-PRP para a formação inicial em Geografia. Com a revisão bibliográfica, constatouse as demandas da formação nos documentos e diretrizes, e os desafios dos Programas de iniciação à docência, sobretudo do PRP para desenvolver uma práxis emancipatória dos licenciandos em Geografia junto aos saberes no ensino.
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS