PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEIÇÃO MESQUITA LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO MESQUITA LEAL
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Defesa por Meio Virtual
TÍTULO: GRANDE PROJETO AGROFLORESTAL SUZANO E TRANSFORMAÇÕES NA FORÇA DE TRABALHO NA CIDADE DE IMPERATRIZ, MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Especialização produtiva do trabalho; Cadeia produtiva de Papel e Celulose; Reestruturação Produtiva; Imperatriz - MA.
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo compreender transformações na força de trabalho de nível médio/técnico, tendo como objeto de estudo a unidade fabril da Suzano Papel e Celulose, na cidade de Imperatriz/MA. O processo de acumulação flexível e reestruração do capital têm transformado a força de trabalho em regiões periféricas, neste processo destacam-se as condutas de empresas multinacionais, a política pública e o dinamismo do mercado externo, que geram mudanças para a indústria do setor de papel e celulose, e implica suas distintas inserções na divisão internacional do trabalho. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, pois analisa especialmente a especialização da força de trabalho, na cidade de Imperatriz/ MA desencadeadas pela implantação da Suzano, esta tem ocasionado mudanças significativas no espaço geográfico da cidade tanto socioeconômicas quanto socioambientais. Metodologicamente além de revisão da literatura pertinente, utilizaram-se, conjuntamente pesquisa de campo, dados secundários sobre transformações no emprego local e nas qualificações profissionais locais advindas da implantação da Suzano. Os dados utilizados são originários da Relação Anual de Indicadores Sociais (RAIS); Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e escolas técnicas locais. Os resultados obtidos até o presente estágio da pesquisa têm apontado para uma especialização do trabalho existente, justificando a necessidade da intensificação das reflexões sobre os processos de especialização, (re) qualificação e reestruração da força de trabalho.
Presidente - 3007583 - ALEXANDRE SABINO DO NASCIMENTO
Interno - 2459645 - MARCO ANTONIO MITIDIERO JUNIOR