PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: FLAUBER NUNES VIEIRA DE MELO

DISCENTE: FLAUBER NUNES VIEIRA DE MELO
DATA: 15/09/2022
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: A escola dos centennials: o papel das metodologias ativas e da gamificação na educação geográfica do sec. XXI
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação, Geografia Escolar, Centennials.
ÁREA: Geografia
RESUMO: No círculo de pesquisas acadêmicas acerca da educação existe uma constante busca por respostas que sejam capazes de solucionar todas as problemáticas que permeiam a dinâmica de ensino-aprendizagem. Através da procura por recursos didáticos ou com a promoção de metodologias infalíveis, muitas vezes, é percebida a venda de soluções que mais parecem uma panaceia, sem que, contudo, se analise, com o devido cuidado, a perspectiva dos estudantes que são alvo dessas propostas. Entendendo que estes jovens compõem uma geração aqui chamada de centennials, possui uma forma de consumo deveras distinta àqueles que os precedem, a forma como a escola fomenta este aprendizado carece de revisões. A temática desta dissertação se dá na associação entre diferentes aspectos voltados à cultura dos jovens centennials, aqueles cujo nascimento se dá a partir do final dá década de 1990, considerando-os através da influência que as mídias culturais sobre eles, para que, a partir de tal análise, se construam metodologias que considerem o ensino por meio de um viés ativo. Dentre tais perspectivas de aprendizagem, escolhemos a gamificação, que se põe, no âmbito da hipótese, como uma prática que pode promover resultados positivos na Educação, nesse caso, aplicada à Geografia escolar. Dessa forma, o principal objetivo é compreender como a metodologia ativa de gamificação pode se relacionar com a Geografia escolar, junto à cultura centennial. A natureza desta pesquisa é básica e de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, eles se apresentam voltados a uma abordagem exploratória, visto que existe o interesse em promover uma leitura, tanto de bibliografia como de experimentações de terceiros, que estimulem a compreensão da problemática estudada. Quanto à bibliografia estudada, utilizamos, no que concerne à teoria do ensino de Geografia em Carvalho (2020), Passini (2015) e Vesentini (2009), quanto ao estudo acerca dos jogos, nos ancoramos nos estudos de Callois (2001), Huizinga (2019) Salen & Zimmerman (2012). Ainda no que tange aos fundamentos teóricos, partimos das proposições de Alves (2015), Burke (2015), Deterding (2011) e Fardo (2013), estudiosos da gamificação. Como a pesquisa está voltada ao âmbito da educação, partimos de Almeida (1987), Almeida (2013), Bacich (2018), Daros (2018) e Moran (2019) para pensar a educação, considerando os desafios de diálogo com os jovens nativos digitais. Compreendendo que esta dissertação ainda está em fase de desenvolvimento, os resultados apresentados são parciais, uma vez que ainda será teoricamente complementada com estudos voltados à psicologia produzidos por Amaral (2016), Coelho (2019), Goldberg (2008) e Prensky (2010) bem como aos debates acerca das experimentações já publicadas sobre gamificação aplicada à Geografia escolar.
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS