PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO LIMA MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO LIMA MATIAS
DATA: 10/11/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO FORTALECIMENTO DOS TERRITÓRIOS DA BORBOREMA E DO CARIRI ORIENTAL NO ESTADO DA PARAÍBA – PB
PALAVRAS-CHAVES: Núcleos de Extensão; Desenvolvimento Territorial; Gestão Social; Territórios Rurais e da Cidadania; Colegiados Territoriais.
RESUMO: A pesquisa se propõe a analisar a atuação de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEXTAP/NEDET Borborema e NEDET Cariri Oriental - Chamada CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014)) no que tange à gestão de pessoal e mediação em processos decisórios das políticas voltadas para a agricultura familiar nos Territórios Rurais e da Cidadania, a partir da vigência dos Projetos entre os anos de 2014 a 2017. Neste período, além de operarem ações do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e estimularem a participação das Universidades Públicas e Institutos Federais na busca de conhecimentos e soluções dos problemas enfrentados no campo, os NEDETs Paraíba assessoraram os diversos Colegiados Territoriais no planejamento, programação de ações de inclusão social e produtiva no campo, promovendo também o acompanhamento da política territorial. A partir disso, estamos nos propondo a realizar um estudo da atuação desses Núcleos em dois territórios da Paraíba no intuito de explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos e descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação. No campo teórico metodológico, o materialismo histórico e dialético direciona-nos a não realizar uma investigação puramente narrativa e descritiva, mas também buscar o resgate da historicidade cíclica dos fatos e perceber a real atuação dos sujeitos sociais presentes no intuito de desvendar os conflitos, contradições, interesses e ideologias que estão por detrás dos discursos e também dos resultados das diferentes ações nos Territórios. Para a realização do trabalho, contamos com o suporte metodológico da pesquisa documental, de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados com os agentes envolvidos (professores coordenadores, alunos e profissionais bolsistas, representações políticas, etc.) nesse processo organizativo. Por meio da análise das diversas atividades de pesquisa, extensão e gestão social empreendidas nestes territórios, nos propomos a realizar um estudo que favoreça observar as políticas operadas como fonte de investigação geográfica. Assim, defendemos nessa tese, a importância da política territorial, que fundamentada em uma visão processual, cíclica e dinâmica, perpassando pelas fases de planejamento, organização, monitoramento e avaliação, implicou numa ruptura das concepções e práticas de gestões centralizadoras e pouco participativas que marcam a administração pública brasileira. A experiencia inédita dessa política de governo trouxe resultados positivos tanto na melhoria das condições de vida da agricultura familiar quanto em seu poder de organização, sobretudo, pela gestão social promovida pelos NEDETs nos Territórios Rural e da Cidadania analisados. Apesar das falhas de governança e participação dos agentes territoriais, os resultados parciais da pesquisa apontam que com maior facilidade orçamentária do ponto de vista operacional, os NEDETs auxiliaram na recomposição dos colegiados territoriais e regularização de um cronograma de atividades (plenárias; reuniões com o Núcleo Diretivo, Câmaras Temáticas, conferências territoriais da Juventude, de mulheres, seminários etc.), bem como, difusão de tecnologias e métodos, e produção de dados importantes para avaliação da política no âmbito dos Territórios.
Presidente - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO
Interno - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES