PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHARLENE DA SILVA BERNARDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHARLENE DA SILVA BERNARDINO
DATA: 07/11/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO SAGRADO NA DINÂMICA URBANA: análise das representações sociais nos Santuários de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz -RN) e Frei Damião (Guarabira- PB).
PALAVRAS-CHAVES: Santuários; dinâmica urbana; representações.
RESUMO: As discussões aqui tecidas são construções parciais dos estudos para o doutoramento em curso na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, pelo programa de Pós-Graduação em Geografia, e vem dialogando acerca da influência que o sagrado infere para a dinâmica urbana e as representações sociais nos Santuários de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz -RN) e Frei Damião (Guarabira- PB). O texto tratará do percurso teórico metodológico escolhido para a realização da pesquisa, das pretensões para seguimento do curso e dos resultados alcançados até o momento. Assim, é buscado o cumprimento dos requisitos necessários para a qualificação do trabalho. A discussão caminha na direção de compreender de que forma os símbolos do sagrado materializados no espaço urbano das cidades em estudo, com a construção de Santuários podem ser vetores de dinamização urbana, representação social e regional. A dimensão do sagrado é um importante fenômeno e invenção cultural, que estabelece espacializações diferenciadas a partir dos acontecimentos simbólicos que delimitam os territórios. A pesquisa busca direcionar o trabalho de campo adotando como instrumentos metodológicos a observação participativa, a história oral e entrevistas semiestruturadas guiados pela perspectiva fenomenológica da Geografia, porém, intermediando um diálogo com a perspectiva dialética, a fim de não dirimir o objeto de análise numa abordagem puramente abstrata.
Presidente - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO
Interno - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES