PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: RAMON SANTOS SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON SANTOS SOUZA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: DGEOC/UFPB
TÍTULO: ANÁLISE DAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO SOLO E DA ESTRUTURA FLORESTAL NO BIOMA CAATINGA
PALAVRAS-CHAVES: Ciclos biogeoquímicos. Estrutura da Vegetação. Covariáveis ambientais. Google Earth Engine.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Fotogeografia (Físico-Ecológica)
RESUMO: Os nutrientes do solo e a estrutura das florestas desempenham papel fundamental nos ecossistemas terrestres e são primordiais para compreender os efeitos das mudanças globais. Na Caatinga ainda são escassos estudos que buscaram avaliar os controladores da variabilidade espacial dos C, N, P no solo e, menos ainda os que exploraram o uso da modelagem para estimar parâmetros estruturais da vegetação no espaço. Este trabalho tem como objetivo analisar teores de C, N, C:N e P em solos e parâmetros estruturais de altura e densidade da vegetação no bioma caatinga. Além de entender suas relações com os atributos da paisagem. Primeiramente, foi realizado uma análise descritiva dos dados. Após isso, utilizou-se de variáveis ambientais e distâncias das amostras como entradas no modelo Random Forest. A validação foi realizada com as métricas R¬2¬ e RMSE usando validação cruzada de 5 repetições para os nutrientes e para os dados GEDI (rh98, cover e pai) dividiu as amostras em conjuntos de treino e teste para 353 grids (0,5° × 0,5°) criados na área de estudo. O resultado descritivo apresenta os seguintes valores de mediana: 4,678 g/kg (±13,385) de teor de carbono, 0,606 g/kg (±0,797) para o teor de nitrogênio, 8,1 de relação C:N e 2,1 mg/kg para o fósforo. As variáveis mais importantes para estimar os nutrientes do solo foram as distâncias entre as amostras, elevação e as condições mesoclimáticas. No geral, a quantidade de variação explicada pelos modelos de previsão espacial foram razoáveis em todas as profundidades, com valores mais altos para relação C:N (R2 de 0,44 a 0,65) seguido de teor de nitrogênio (R2 de 0,41 a 0,58). O RMSE decresce com o aumento do intervalo de profundidade. A declividade (slope), elevação (elevation) e TWI foram os preditores mais importante para estimar os parâmetros estruturais da vegetação. A maior precisão do modelo foi alcançada, de acordo com R², para a altura do dossel (média: 37%, mediana: 38%) e RMSE equivalente a 2 m. A altura do dossel modelado varia de 2,8 a 17,7 m e valor médio de 5,6 m (±1,7). A cobertura de dossel total modelada foi de 0% (sem cobertura de dossel presente) a 87 % (cobertura de dossel densa a fechada) e média de 13% (±0,08), o que destaca os níveis bastante esparsos das condições de cobertura do dossel na Caatinga. Já para o índice de área total da planta apresenta valor médio de 0,36 m2/ m2 (±0,33). Portanto, esses resultados são essenciais para criação de políticas ambientais e desenvolvimento de novos estudos e, principalmente contribuir com entendimento de um dos biomas mais ameaços e menos estudado do Brasil.
Presidente - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA
Interno - 1493597 - JONAS OTAVIANO PRACA DE SOUZA