PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA ROCHA MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHÁLIA ROCHA MORAIS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: UFPB + https://meet.google.com/iws-divs-seh
TÍTULO: O ENSINO REMOTO NA REDE BÁSICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Geográfica. Trabalho Docente, Precarização, Ensino Remoto
RESUMO: A realidade de trabalho dos docentes na rede pública de ensino traz consigo muitas inquietações que foram potencializadas tendo em vista as mudanças ocasionadas pela implementação do denominado ensino remoto durante o período pandêmico, reforçando problemáticas importantes e suas repercussões sobre o trabalho docente nas mais distintas disciplinas escolares, inclusive na Geografia. Levando em consideração os cenários instaurados na realidade do trabalho docente no período em tela, esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de implementação do ensino remoto na rede básica do município de Campina Grande/PB como fator de precarização do trabalho dos professores de Geografia do ensino fundamental II de escolas públicas durante a suspensão das aulas e no retorno das atividades presenciais na pandemia da Covid-19 (2020-2022). Parte-se da perspectiva de que o ensino remoto implementado durante o período pandêmico foi caracterizado pela ausência de ações e subsídios capazes de assegurar condições adequadas para um efetivo trabalho docente sendo, portanto, um modelo que converge para a precarização do trabalho dos professores nos momentos da pandemia e retorno das atividades presenciais. Trata-se de um estudo qualitativo inserido no campo das pesquisas em Educação Geográfica cujo objetivo indicado tem sido trabalhado a partir de uma abordagem teórico-analítica acerca de aspectos como as influências neoliberais sobre o campo educacional, o trabalho docente e sua história, a inserção das TDIC no trabalho docente e o trabalho dos professores de Geografia do ensino básico diante do ensino remoto. Nessa perspectiva, compreendendo que os fenômenos devem ser analisados em sua totalidade adota-se a dialética como princípio de método capaz de dar suporte para a investigação em andamento pelo fato de apresentar uma direção de análise sob a qual os fenômenos devem ser estudados a partir da dinamicidade do contexto no qual se encontram inseridos. Os resultados parciais alcançados indicam que o trabalho dos docentes de Geografia da mencionada rede de ensino sofreu impactos relacionados às condições efetivas para sua realização uma vez que não foram oferecidos a esses profissionais os subsídios necessários para sua atuação na realidade do ensino remoto.
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO