PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: ELAINE FARIAS TEIXEIRA

DISCENTE: ELAINE FARIAS TEIXEIRA
DATA: 18/04/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet (https://meet.google.com/rsb-mabn-cih)
TÍTULO: ANÁLISES DA TEMPERATURA DO AR E DOS ÍNDICES DE CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM CAMPINA GRANDE, PB NO PERÍODO DE 1977 A 2021
PALAVRAS-CHAVES: Testes de Tendência. ANOVA. Conforto Térmico Humano.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Climatologia Geográfica
RESUMO: O objetivo desse estudo é analisar a tendência na temperatura (média, máxima, mínima, 9h, 15h e 21h) e seu impacto nos padrões de conforto térmico humano em Campina Grande, PB para o recorte temporal de 1977 a 2021. Para isso, utilizou-se os dados de temperatura e umidade relativa do ar da Estação Meteorológica Convencional e Automática pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e instalada na Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (EMBRAPA) Algodão. Com base nos dados dessa estação, analisou-se a variabilidade das temperaturas (mensal, sazonal, interanual e decenal) por meio de estatística descritiva, bem como, realizou-se os testes de Mann-Kendall, Sen’s Slope, Pettitt e Análise de Variância (ANOVA). O conforto térmico humano foi avaliado a partir dos índices de Temperatura Efetiva (TE) e Temperatura e Umidade (ITU) para os dois anos que registraram as temperaturas mais elevadas, além disso, calculou-se a Temperatura da Superfície para o perímetro urbano de Campina Grande. Os resultados obtidos apontaram que: (i) Houve um acréscimo de 0,6 °C na temperatura média do ar nas últimas quatro décadas. (ii) Os testes de Mann Kendall e Sen’s Slope indicaram uma tendência crescente e significativa para a temperatura média, máxima, mínima, 9h, 15h e 21h, em conformidade a isto, os maiores acréscimos ocorreram na máxima (0,035°C) e as 15h (0,031 °C). (iii) O (TE) e (ITU) calculados em 1998 e 2021, indicaram “Estresse Térmico” e “Estado de Emergência” de acordo com as faixas de classificação de Terjung (1966), Matzarakis; Mayer (1991) respectivamente. (iv) A banda termal dos satélites Landsat 5 e 8 identificaram uma elevação da (TS) mínima na cidade de Campina Grande em 1984 (20,8°C), 2007 (23,3°C) e 2018 (24,0°C). Pode-se concluir que o conjunto de 45 anos de dados obtidos no período em que a cidade protagonizou uma clara expansão urbana forneceram embasamento para compreender a tendência de temperatura e (des)conforto térmico encontrado através das faixas interpretativas do (TE) e (ITU) nas temperaturas a tarde.
Presidente - 1785923 - DAISY BESERRA LUCENA
Interno - 2529303 - RICHARDE MARQUES DA SILVA