PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: JANAÍNA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAÍNA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Auditório do Departamento de Geociências
TÍTULO: FLORESTAS TROPICAIS SAZONALMENTE SECAS NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA DE PAISAGENS: uma análise geoambiental dos fragmentos de Caatinga no Cariri Paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Ecologia de Paisagens, Caatinga, componentes geoambientais, conectividade estrutural, planejamento territorial.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO: A Caatinga é a maior e mais isolada Floresta Tropical Sazonalmente Seca da América do Sul. Em meio a florestas úmidas, o endêmico bioma se destaca pela geodiversidade e biodiversidade adaptada ao clima semiárido. No entanto, pesquisas científicas e políticas públicas adequadas às especificidades da Caatinga são incipientes e ainda predomina o senso comum de uma região com extrema pobreza social e paisagística. Inserida na Caatinga, a região do Cariri Paraibano apresenta um histórico processo de uso e ocupação do solo composto pela agricultura, pecuária de subsistência e extrativismo vegetal de espécies nativas, que tem resultado em grandes extensões de áreas susceptíveis à desertificação e na fragmentação de hábitats. A tese se embasou nas hipóteses que os componentes geoambientais análogos viabilizam a manutenção de fragmentos com maior densidade de vegetação, onde estruturas geológicas se tornam elementos facilitadores para a conectividade estrutural da paisagem. A verificação das hipóteses ocorreu a partir dos preceitos geográficos da Ecologia de Paisagens, tendo como objetivo analisar o padrão estrutural da paisagem para propor modelos de conectividade entre fragmentos de Caatinga Densa na região do Cariri Paraibano. O mapeamento da área de estudo foi realizado pela classificação GEOBIA, com a definição de sete classes temáticas: Corpo Hídrico, Afloramento Rochoso, Ambiente Antrópico, Mata Exótica, Caatinga Antropizada, Caatinga Rarefeita e Caatinga Densa. Após validação estatística do mapa, a análise da paisagem se baseou na dinâmica de uso e ocupação do território e na aplicação de métricas da paisagem. Os resultados apresentaram um padrão de distribuição das áreas invadidas pela Mata Exótica, com destaque para as faixas nas margens de rios afluentes do Paraíba; e a alteração da Caatinga pelas atividades antropogênicas identificadas. Destacou-se também a forte pressão ao patrimônio cultural, geológico e geomorfológico ocasionada pela extração de bentonita no município de Boa Vista, onde há proposta de criação do Geoparque do Cariri. Apesar disso, as métricas revelaram a baixa fragmentação da Caatinga Rarefeita, analisada como unidade dominante da paisagem conforme modelo mancha-corredor-matriz. Já a Caatinga Densa demonstrou elevada fragmentação, com tamanho das manchas pouco expressivos no contexto da paisagem. A modelagem resultante do Índice Integral de Conectividade mostrou um cenário alarmante, onde o arranjo estrutural dos fragmentos destacados pela métrica não percorrem pela matriz – e indica a baixa efetividade na formação de stepping stones entre as manchas dispersas na paisagem. As Unidades de Conservação demostraram ser muito importantes para a proteção dos remanescentes de Caatinga Densa, embora apresentem fragilidades na gestão. Com evidente processo de isolamento desses ambientes, os lineamentos de altos topográficos e as zonas de cisalhamento foram identificados como elementos facilitadores para a formação de corredores ecológicos, embasados na teoria dos fractais, onde feições geomorfológicas dos relevos residuais se repetem na escala regional. Desta forma, concluiu-se que os componentes geoambientais analisados podem ser incorporados como estratégia ao planejamento territorial para disciplinar o uso e ocupação da terra e conectar áreas relevantes para a proteção ambiental.
Presidente - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Interno - 179.048.110-49 - DIRCE MARIA ANTUNES SUERTEGARAY - UFRGS