PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA
DATA: 21/06/2023
LOCAL: Google/meet
TÍTULO: INSTALAÇÃO GEOGRÁFICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: OS SIGNOS E SÍIMBOLOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS
PALAVRAS-CHAVES: Instalações Geográficas, Signos e Simbolos, Metodologia, Educação
RESUMO: A introdução desta Tese pretende pavimentar os caminhos que me levaram a discutir a metodologia das Instalações Geográficas, e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem, em especial na construção de conceitos com uso dos signos e símbolos. A Instalação Geográfica é uma forma de representação de um conteúdo da Geografia pesquisado e trabalhado criativamente com signos e símbolos aplicados sobre materiais produzidos ou não pelo homem (RIBEIRO, 2014). No contexto em questão, torna-se necessário que o professor utilize uma abordagem didática que envolva múltiplos sentidos, a fim de estabelecer e promover os conceitos que serão trabalhados em suas aulas, por meio do uso da Instalação Geográfica. Acreditamos que a utilização das Instalações Geográficas como metodologia pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se baseia em uma tríade composta por reflexão, ação e materialização. A concretização dessa materialização ocorre por meio da concepção de uma instalação que abrange a reflexão teórica analítica, a experimentação prática e a produção de uma obra artística que expresse os pensamentos adquiridos acerca de um espaço ou conteúdo geográfico em particular. Dessa forma, a utilização da instalação pode auxiliar o docente a fomentar no discentes competências críticas que o levem a construir conceitos e valores, tomando como base a investigação real e objetiva. No processo de construção conceitual, a avaliação construtiva desempenha um papel fundamental ao espelhar o caminho de conhecimento que o aluno percorrerá até alcançar o resultado. Esse resultado é retroalimentado pelo processo criativo, em um ciclo dialético de importância ímpar, haja vista que estimula o estudante a desenvolver experiências para compreender o cotidiano. Portanto, a análise do papel dos signos e símbolos na construção de conceitos por meio das Instalações Geográficas é uma proposta relevante, uma vez que possibilita que os alunos se situem em um mundo em constante mudança e o interpretem de maneira ativa e participativa. Além disso, a pesquisa visa o desenvolvimento de novas metodologias para o trabalho do professor de Geografia.
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS