PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO MESQUITA LEAL

DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO MESQUITA LEAL
DATA: 29/06/2023
LOCAL: Defesa On line - meet.google.com/mix-zsmi-bcb
TÍTULO: GRANDE PROJETO AGROFLORESTAL SUZANO E TRANSFORMAÇÕES NA FORÇA DE TRABALHO NA CIDADE DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Indústria Agroflorestal. Cadeia produtiva de Papel e Celulose. Reestruturação Produtiva. Especialização produtiva do trabalho. Imperatriz-MA.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Econômica
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo compreender transformações na força de trabalho de nível médio/técnico na cidade de Imperatriz, desencadeadas pela implantação da unidade fabril da Suzano Papel e Celulose. Com os projetos agroflorestais vieram os investimentos em infraestrutura para a integração nacional da matéria-prima extraída e transformada. Assim estruturou-se um modelo de enclave centrado numa economia de fronteira e baseado na exploração dos recursos segundo uma lógica infinita. Isso não só aprofunda o papel de regiões periféricas como o Maranhão, no modelo de desenvolvimento desigual e combinado, mas também acentua o papel do Estado, a reorganização, especialização e orientação da mão de obra da região para atender a lógico e pleno funcionamento da cadeia produtiva do papel e celulose. A base industrial plantada ao longo do tempo na região soma-se às condições gerais de terras baratas, infraestrutura de transporte até o porto de Itaqui, recursos hídricos, além da presença de mão de obra abundante, o que permitiu a implantação da Suzano em Imperatriz a partir do ano de 2008. O município de Imperatriz faz parte do novo corredor de plantio de eucalipto, expandido nos últimos dez anos pela Suzano Papel e Celulose, e vêm passando por significativas mudanças em consequência da modernização e especialização do trabalho pelo agronegócio mecanizado advindo da fronteira agrícola. Pouco foi discutido sobre o processo adaptativo da mão de obra local e regional, as dinâmicas e especialização do trabalho da cadeia produtiva da indústria de papel e celulose vinculada à unidade fabril da Suzano no Maranhão. Dentro dessa lógica de reconfiguração, as indústrias, para produzirem modernamente, convocam outros atores a participarem de suas ações. O Estado, subordinado à atividade industrial em um novo modelo de guerras fiscais, oferece isenções à custa da exploração de recursos sociais e ambientais em nome do discurso de desenvolvimento e criação de empregos e renda. O espaço de atração fica, assim, subserviente à lógica de produção e passa a ser reorganizado a partir de uma dinâmica própria que atenda à empresa. Ao trabalhador, coisificado dentro de uma lógica dominante, cabe se reestruturar, se reorganizar, se modificar e atender as novas demandas para a partir daí, atender as exigências que se seguem no mercado. A presente pesquisa se caracteriza como exploratória, pois analisa especialmente a especialização da força de trabalho, na cidade de Imperatriz/ MA desencadeadas pela implantação da Suzano. Metodologicamente além de revisão da literatura pertinente, utilizaram-se, conjuntamente pesquisa de campo, dados secundários sobre transformações no emprego local e nas qualificações profissionais locais advindas da implantação da Suzano. A coleta de dados de fontes secundárias ocorreu junto aos sítios eletrônicos, os dados utilizados são originários da Relação Anual de Informação Social (RAIS), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET), da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), da Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (ABIPA) da Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Food and Agriculture Organization (FAO), Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF). Além desses, dados de fontes secundárias também foram obtidos dados dos relatórios da Suzano papel e celulose e das escolas técnicas locais e universidades. Os resultados obtidos da pesquisa têm apontado para uma especialização do trabalho existente, justificando a necessidade da intensificação das reflexões sobre os processos de especialização, (re) qualificação e restauração da força de trabalho local.
Presidente - 3007583 - ALEXANDRE SABINO DO NASCIMENTO
Interno - 2459645 - MARCO ANTONIO MITIDIERO JUNIOR