PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: GABRIELLA SARAIVA DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: GABRIELLA SARAIVA DE ALBUQUERQUE
DATA: 03/07/2023
LOCAL: Google/meet
TÍTULO: OS SABERES CARTOGRÁFICOS NO ENSINO BÁSICO: uma análise a partir das escolas municipais da cidade de Crato, Ceará.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Cartografia; Educação Básica; Formação Docente.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: No contexto educacional o saber cartográfico, assim como os demais saberes, é amplo e bem difundido na sociedade, pode ser usado em diversas situações do nosso dia a dia. Diante disso, a pesquisa objetivou-se analisar como os saberes cartográficos são praticados nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas municipais do Crato, Ceará. Assim, investigamos o seguinte questionamento: Quais os saberes necessários ao professor para ensinar e como esta questão tem sido trabalhada quando nos referimos a Cartografia nos anos finais do Ensino Fundamental? Em resposta a esse questionamento, foi realizado uma revisão bibliográfica, com teóricos renomados da Cartografia, Ensino de Geografia, Saberes Docentes e em documentos oficiais que norteiam o currículo de Geografia e a prática docente. Na atividade de campo, foi realizado entrevistas como com docentes atuantes em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais do referido município e questionários com os discentes do curso de Licenciatura em Geografia da URCA, respectivamente. Como resultado, apresentamos discussões sobre o Saber Cartográfico no processo de formação acadêmica do professor de Geografia e como esse saber está sendo materializado na prática docente dos docentes do Ensino Básico.
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Interno - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO