PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANNA LUÍSA BARROS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANNA LUÍSA BARROS DOS SANTOS
DATA: 06/07/2023
LOCAL: ambiente virtual - Google Meet
TÍTULO: O LÚDICO NA GEOGRAFIA: a produção sobre jogo no séc. XXI
PALAVRAS-CHAVES: Jogo, Educação Lúdica, Geografia, Produções Acadêmicas.
RESUMO: Explorar a educação geográfica toca diversas subáreas, como formação docente, saberes e práticas, teorias e metodologias, e história da geografia escolar e acadêmica. Nesse contexto, a Educação Lúdica e a aprendizagem baseada em jogos, que são uma alternativa para renovar e diversificar os métodos de ensino de Geografia, objetivam reinventar as práticas educativas, acompanhando as diferentes gerações de estudantes e refletindo as mudanças na sociedade em um diálogo a muitas dessas subáreas mencionadas. A temática da presente pesquisa se relaciona diretamente com a Geografia, pois analisa a produção acadêmica que relaciona Educação Lúdica à Educação Geográfica ao longo das duas primeiras décadas do século corrente. Enquanto uma pesquisa de natureza descritiva em um perfil que a aproxima da explicativa, seus procedimentos envolvem a pesquisa bibliográfica das bases teórica e conceitual, mapeamento sistemático de literatura com teses e dissertações em geografia publicadas entre 2001 e 2020 e a retomada do panorama educacional do Brasil no período em foco. Sob o objetivo geral de compreender a discussão sobre Educação Lúdica por meio do jogo no contexto da Educação Geográfica através de produções acadêmicas, foram estabelecidos objetivos secundários que abarcam desde a conexão entre Educação Lúdica, jogos e Educação Geográfica, a análise dos dados de frequência e perfil das produções levantadas em relação ao panorama educacional do período, bem como a inferência dos impactos dos movimentos observados na realidade da Educação Geográfica. Por referenciais podemos destacar Huizinga (2000) e Chateau (1987) na aproximação ao lúdica e os jogos, Almeida (1987) e Lima (2008) para Educação Lúdica e aprendizagem baseada em jogos, Dias (2013), Breda (2013) e Melo (2022) no ensino de Geografia alinhado a tais recursos, bem como Albuquerque (2011) em relação a história da geografia escolar e o ministério da educação para retomada histórica. Uma outra referência importante se dá em Cavalcanti (2016) para a estruturação da pesquisa. É válido pontuar que esta dissertação ainda está em fase de desenvolvimento, seus resultados apresentados são parciais e é pretendido a complementação teórica com estudos voltados à ampliação das reflexões conceituais, bem como os debates acerca das obras levantadas e analisadas.
Presidente - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS