PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: CICERA CELIANE JANUÁRIO DA SILVA

DISCENTE: CICERA CELIANE JANUÁRIO DA SILVA
DATA: 19/07/2023
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/zod-immb-frg
TÍTULO: Vulnerabilidade socioambiental e suscetibilidade a seca e a estiagem no estado do Ceará
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade social; Eventos climáticos; Semiárido; Dias Secos Consecutivos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
RESUMO: Para compreender as dinâmicas e transformações que ocorrem na sociedade e para um planejamento de tomada de decisões no âmbito social e ambiental, os estudos acerca da vulnerabilidade socioambiental são fundamentais. O recorte espacial da pesquisa é o estado do Ceará, considerando a vivência com a seca nessa região, além da frequente ocorrência de secas e estiagens que assolam os municípios cearenses, combinada ao fato de que seu território está inserido quase que por completo no semiárido brasileiro. Dentro dessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é analisar os diferentes graus de vulnerabilidade socioambiental do estado do Ceará considerando o cenário de suscetibilidade a seca e a estiagem. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho foi dividido em três etapas: (I) Identificação da vulnerabilidade social; (II) Identificação dos municípios suscetíveis a seca e estiagem; (III) Mapeamento da vulnerabilidade socioambiental a seca e a estiagens. Para a etapa de identificação da vulnerabilidade social foram consideradas três dimensões que retratam as condições de infraestrutura, da renda e a situação social do Ceará. Essas dimensões são compostas por variáveis que foram extraídas do Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA com base no censo do ano de 2010. Para a suscetibilidade foi feita análise dos Dias Secos Consecutivos (DSC) para um recorte temporal de 32 anos (1990 a 2021) e os dados de chuva diária utilizados são disponibilizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). No cenário de vulnerabilidade social, o estado do Ceará encontra-se com 84% dos municípios inseridos em condições de vulnerabilidade social não desejáveis, ou seja, elevado grau de vulnerabilidade na classe alta e muito alta. A dimensão de renda foi o fator de maior peso comparando com as demais dimensões, pois no Ceará 98% dos municípios estão com condições de renda não desejáveis. Quanto à suscetibilidade, o Ceará apresenta um elevado número de municípios suscetíveis a seca e estiagens, com base nos DSC. Sobrepondo os cenários de vulnerabilidade social e suscetibilidade a seca e estiagem, foi possível identificar aqueles municípios que apresentam maior grau de vulnerabilidade socioambiental. Constatou-se que 44% do estado encontra-se em um grau de vulnerabilidade socioambiental alto, e ainda 14% em um grau muito alto. Dessa forma, com a realização da pesquisa foi possível reforçar e identificar aqueles municípios que mais precisam de atenção do Poder Público, evidenciando também a necessidade de transformações estruturais e ações que visem a redução dos danos e mais alternativas de convivência com a seca.
Presidente - 1620650 - CAMILA CUNICO
Interno - 1785923 - DAISY BESERRA LUCENA