PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: LENIRA LINS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LENIRA LINS DA SILVA
DATA: 10/08/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA TIRADENTES/PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação no/do campo, Território, Escola Tiradentes, Ensino de Geografia.
RESUMO: A educação no/do campo é uma dimensão da questão agrária que se apresenta de forma complexa no cenário atual, pois está correlacionada aos conflitos gerados no campo. Neste contexto, observamos que a escola do campo assume um papel importante na constituição de uma identidade territorial em que os sujeitos constroem seus fazeres e saberes locais, sendo espaço de construção coletiva. Dessa forma, a educação no/do campo e as escolas do campo são resultado da territorialização do campesinato no campo das políticas públicas e partindo deste aspecto, evidenciamos que essa modalidade de ensino é um paradigma em disputa, pois, se por um lado, é parte das reivindicações da classe camponesa, por outro, as políticas educacionais são construídas para e sem o povo campesino. Nesse contexto, buscamos analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Geografia, na perspectiva da dimensão do território e dos fundamentos da educação no/do campo, na escola do assentamento Tiradentes, Mari – PB. O estudo parte de uma abordagem dialética e fenomenológica, adentrando um arcabouço teórico que nos permite refletir sobre as representações materiais e simbólicas nesses territórios. Sob essa perspectiva, estabelecemos a categoria território, fundamentada em autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2007), Saquet (2007) e Santos (2007) como base para as reflexões. Os dados primários resultam da pesquisa bibliográfica ancorada em obras que discutem conceitos como educação no/do campo, território, territorialidade, identidade territorial e ensino de Geografia. Quanto à pesquisa documental, realizamos a partir dos pressupostos de Le Goff (1994), quando discute a perspectiva do documento/monumento, assim, tomando como base os marcos normativos que fundamentam as escolas do campo, ou seja, do Parecer nº 36, de 4 de dezembro de 2001, do Parecer CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002, e do Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, entre outros. Enfatizamos também a importância da pesquisa de campo enquanto uma base significativa na construção do conhecimento tomando como base Serpa (2006) e Kayser (2006) que tratam da relevância em articular teoria e prática na construção de saberes geográficos. Os resultados parciais demonstram que a educação no/do campo é um processo em construção, na escola Tiradentes, a unidade vem propondo um ensino contextualizado com a realidade e identidade local, no entanto, as demandas institucionais e falta de professores que desenvolvam práticas pedagógicas correlacionadas com as vivências e práticas do cotidiano ainda é um dos principais imbróglios. Porém, a escola se coloca em luta e resistência ao propor um currículo escolar diferenciado presente na organização do Projeto Político Pedagógico.
Presidente - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Interno - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO