PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LENIRA LINS DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LENIRA LINS DA SILVA
DATA: 10/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO
DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA
TIRADENTES/PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação no/do campo, Território, Escola Tiradentes, Ensino de Geografia.
PÁGINAS: 172
RESUMO: A educação no/do campo é uma dimensão da questão agrária que se apresenta de forma
complexa no cenário atual, pois está correlacionada aos conflitos gerados no campo. Neste
contexto, observamos que a escola do campo assume um papel importante na constituição de
uma identidade territorial em que os sujeitos constroem seus fazeres e saberes locais, sendo
espaço de construção coletiva. Dessa forma, a educação no/do campo e as escolas do campo
são resultado da territorialização do campesinato no campo das políticas públicas e partindo
deste aspecto, evidenciamos que essa modalidade de ensino é um paradigma em disputa, pois,
se por um lado, é parte das reivindicações da classe camponesa, por outro, as políticas
educacionais são construídas para e sem o povo campesino. Nesse contexto, buscamos
analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Geografia, na perspectiva da
dimensão do território e dos fundamentos da educação no/do campo, na escola do
assentamento Tiradentes, Mari PB. O estudo parte de uma abordagem dialética e
fenomenológica, adentrando um arcabouço teórico que nos permite refletir sobre as
representações materiais e simbólicas nesses territórios. Sob essa perspectiva, estabelecemos a
categoria território, fundamentada em autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2007),
Saquet (2007) e Santos (2007) como base para as reflexões. Os dados primários resultam da
pesquisa bibliográfica ancorada em obras que discutem conceitos como educação no/do
campo, território, territorialidade, identidade territorial e ensino de Geografia. Quanto à
pesquisa documental, realizamos a partir dos pressupostos de Le Goff (1994), quando discute
a perspectiva do documento/monumento, assim, tomando como base os marcos normativos
que fundamentam as escolas do campo, ou seja, do Parecer nº 36, de 4 de dezembro de 2001,
do Parecer CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002, e do Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de
2010, entre outros. Enfatizamos também a importância da pesquisa de campo enquanto uma
base significativa na construção do conhecimento tomando como base Serpa (2006) e Kayser
(2006) que tratam da relevância em articular teoria e prática na construção de saberes
geográficos. Os resultados parciais demonstram que a educação no/do campo é um processo
em construção, na escola Tiradentes, a unidade vem propondo um ensino contextualizado
com a realidade e identidade local, no entanto, as demandas institucionais e falta de
professores que desenvolvam práticas pedagógicas correlacionadas com as vivências e
práticas do cotidiano ainda é um dos principais imbróglios. Porém, a escola se coloca em luta
e resistência ao propor um currículo escolar diferenciado presente na organização do Projeto
Político Pedagógico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Interno - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA FERREIRA RODRIGUES