PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIÊGO SOUZA ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIÊGO SOUZA ALBUQUERQUE
DATA: 15/08/2023
LOCAL: via Google meet.
TÍTULO: NATUREZA E SOCIEDADE NO MACIÇO DO PEREIRO, ESTADO DO CEARÁ: um estudo sobre ambiente em Geografia
PALAVRAS-CHAVES: recurso naturais; socialização da natureza; ambiente
RESUMO: O Maciço do Pereiro (MP) é um relevo cristalino elevado em relação a superfície rebaixada que o circunda, situado entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O MP possui características naturais que foram fundamentais para o ser humano apropriar-se dele como ação basilar para sua evolução e desenvolvimento. Nesse sentido, o presente trabalho tem a finalidade de investigar a construção ambiental do Maciço do Pereiro, estado do Ceará, a partir da identificação e interpretação dos componentes naturais e do processo interrelacional de apropriação social da natureza e seus desdobramentos, sendo articulada o conceito de ambiente para esta investigação. Elege-se o conceito de ambiente como base fundamental para a pesquisa por reconhecer que ele, enquanto dimensão analítica na Geografia, promove uma análise conjuntiva das discussões que integram natureza e sociedade. Esse trabalho está sendo desenvolvido mediante a sustentação em quatro constituintes basilares: compilação bibliográfica e de dados secundários, levantamento geocartográfico sobre o recorte de estudo e elaboração cartográfica, trabalho de campo e sistematização dos resultados. A pesquisa tem abordagem qualitativa e, quanto ao objetivo, é exploratória-explicativa. Quanto ao método, baseia-se na dialética. O acolhimento desse método para ler o objeto de estudo justifica-se por ser possível pensar as contradições, mudanças e permanências da ação social no contexto em análise, enxergando que há sempre um processo de (re)inventar, (re)construir a realidade a partir da própria realidade. Nesse contexto, interpreta-se que a história da humanidade e a história da natureza, foco basilar da investigação, então entrelaçados de tal maneira que se condicionam mutuamente. Os resultados iniciais elucidam que existe uma relação natureza-sociedade em que a territorialização do MP fez-se a partir da sua natureza, atribuindo as características variadas ao ambiente. Percebe-se que a socialização do MP, encabeçada por atividades agroprodutivas desde o século XVIII, guardam reflexos na área, possuindo estreita relação com as atividades produtivas da população do meio rural e com o quadro ambiental atual, fazendo-se presente processos de deterioração dos recursos naturais.
Presidente - 179.048.110-49 - DIRCE MARIA ANTUNES SUERTEGARAY - UFRGS
Interno - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA