PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILSON DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON DOS SANTOS SILVA
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Google/meet
TÍTULO: OS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO VIVIDO EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Espaço Vivido; Mapas Mentais.
RESUMO: O ensino de geografia que compreendem os mapas somente em sua dimensão formal, não é mais capaz de despertar o interesse dos estudantes pelos conhecimentos cartográficos. Entendemos que a Geografia escolar necessita de novas abordagens metodológicas, para tanto, considerar que existem outras cartografias é um importante passo para a ressignificação da função dos mapas na escola. A premissa central que permite essa mudança reside não na superação, mas na integração da Cartografia tradicional com a concepção da cartografia não-euclidiana. É com base nessa problemática que a pesquisa procura investigar se com a utilização da metodologia dos mapas mentais integrada a educação geográfica, haverá uma maior articulação entre os conceitos científicos e cotidianos? Possibilitará a formação e materialização do raciocínio geográfico e a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da cartografia escolar? Fundamentada na abordagem qualitativa, mais precisamente na modalidade da pesquisa-ação, a pesquisa objetiva analisar o uso do mapa mental no ensino de geografia e as representações do espaço vivido, desenvolvidas por alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, localizada no município de Campina Grande-PB. Através do trabalho de campo será proposto a construção dos mapas mentais da cidade, que serão analisados como um produto do pensamento espacial e do raciocínio geográfico formado no Ensino Fundamental. Diante do exposto consideramos que o mapa mental estimula um maior envolvimento dos estudantes no processo de mapeamento e corrobora para desmistificação da função dos mapas no contexto escolar. Possibilita que ocorra a articulação dos conhecimentos geográficos e cartográficos com as leituras e interpretações do espaço vivido. Espera-se que a pesquisa abra espaço para que outras formas de mapeamento e diferentes cartografias sejam utilizadas na educação geográfica. E que os mapas mentais sejam compreendidos não apenas como meio para propiciar a alfabetização cartográfica e um ensino lúdico, mas como uma metodologia que possa ser utilizada nos diferentes níveis de ensino, como maneira significativa de analisar a aprendizagem significativa dos conceitos geográficos. Convém destacar que o trabalho de dissertação se encontra em andamento, de modo que os resultados aqui apresentados foram obtidos primordialmente a partir da pesquisa bibliográfica e são de caráter parcial.
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG