PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: IRECER PORTELA FIGUEIREDO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRECER PORTELA FIGUEIREDO SANTOS
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CEGOS EM JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: professores de geografia; deficiência visual; mediação; inclusão.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: Nesta pesquisa apresentamos uma análise sobre a percepção que os professores de Geografia têm sobre suas práticas pedagógicas inclusivas e seus reflexos na aprendizagem dos estudantes cegos no município de João Pessoa/PB. Alguns questionamentos foram levantados e nortearam essa pesquisa, sendo elas: é frequente a presença de estudantes cegos nas salas regulares de ensino? Há dificuldades para os professores na condução da aprendizagem de estudantes cegos? Como os professores se sentem quando o estudante cego chega à sala de aula? Como desenvolvem as atividades pedagógicas na educação geográfica? Participaram desta pesquisa 35 professores de Geografia, 5 estudantes cegos e 1 Diretor administrativo do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. O recorte temporal para análise das experiências que os professores tiveram foi de 2015 a 2019. O referencial teórico foi baseado em autores que discutem sobre inclusão, políticas educacionais, educação geográfica e mediação da aprendizagem, em especial para pessoas com Deficiência Visual, cegas. Utilizamos também documentos educacionais, dados estatísticos empreendidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e os microdados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP). Fizemos a opção por uma pesquisa de abordagem qualitativa, complementada com dados quantitativos. Utilizamos para a coleta de dados, diferentes instrumentos, sendo assim, foram divididas em três etapas, com diferentes instrumentos e estratégias de forma adequada a cada um. Primeiro aplicamos um questionário via plataforma Google Forms em que participaram 31 professores de forma aleatória, para fazer um levantamento da frequência com que se recebe estudantes cegos na escola regular. Segundo entrevistamos de forma semiestruturada quatro professores que declararam ter trabalhado com estudantes cegos e 5 cinco estudantes cegos. E terceiro encaminhamos um questionário por via e-mail para ser respondido por um representante do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Para o tratamento dos dados, utilizamos categorias da análise de conteúdo, agrupando-os por dados semelhantes. Os resultados percebidos durante a análise é de que há uma sazonalidade na frequência das matrículas dos estudantes cegos na rede regular de ensino e isso reflete na pouca experiência dos professores de Geografia na condução da aprendizagem desses estudantes, o que não tornam claras as práticas pedagógicas mais eficientes e que possam ser evidenciadas. Isso indica que mais importante do que querer fazer a inclusão do estudante cego, é o professor ser inclusivo, pois assim ambos vão se construindo como aprendiz e se constituindo como cidadãos de direito.
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO