PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: MÁRCIO BALBINO CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIO BALBINO CAVALCANTE
DATA: 20/09/2023
LOCAL: Sala Virtual (https://meet.google.com/yac-bbqp-fhf)
TÍTULO: COBERTURA E USO DA TERRA E SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DAS PAISAGENS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ESTADUAL DE TAMBABA, PARAÍBA, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Unidade de Conservação, Paisagem, Uso da Terra, Geotecnologias, Planejamento Ambiental
ÁREA: Geografia
RESUMO: As paisagens costeiras vêm ao longo do tempo sofrendo alterações decorrentes da intensa ocupação humana. Nesse cenário, as Áreas Protegidas, entre elas, as Unidades de Conservação (UCs), têm emergido mundialmente, como uma das principais estratégias de planejamento e gestão ambiental, inclusive nas zonas costeiras. A área de estudo desta pesquisa foi a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Tambaba, localizada no Litoral Sul do estado da Paraíba. A APA é constituída por remanescentes da Mata Atlântica e elementos geológico-geomorfológicos da Bacia Sedimentar da Paraíba. A Unidade de Uso Sustentável vem sofrendo pressão das atividades antrópicas, como o plantio de monoculturas, a mineração e a especulação imobiliária, inclusive com habitações em Áreas de Preservação Permanente (APPs). Diante dessa problemática, o objetivo geral é a identificação e caracterização de unidades de paisagem, levando em consideração as formas de uso e cobertura da terra e as formas de relevo, que por sua vez permitem identificar os níveis de fragilidade ambiental, auxiliando em futuras políticas de ordenamento territorial e ambiental. A pesquisa teve como aporte teórico-metodológico a Cartografia de Paisagens, fundamentada por meio de pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo e levantamentos cartográficos com uso das geotecnologias, desenvolvendo-se em 5 etapas: 1ª) Tratamento do Modelo Digital de Elevação (MDE) do satélite ALOS PALSAR e extração das seguintes variáveis morfométricas do relevo: Declividade, Hipsometria, Curvatura vertical e horizontal das vertentes; 2ª) Álgebra de mapas dos planos de informação: Hipsometria, Declividade e Curvatura vertical das vertentes, onde o produto cartográfico resultante foi o Modelado do relevo, 4º táxon, associado principalmente à influência da rede de drenagem e ao intemperismo, responsáveis pelos processos que esculpem as geoformas características desse nível taxonômico, conforme IBGE (2009). A metodologia para gerar a métrica dos modelados do relevo foi a reclassificação dos dados ambientais de acordo com graus de susceptibilidade à acumulação hídrica ou de massa no terreno; 3ª) Para o mapeamento geomorfológico foi realizada a fotointerpretação na escala 1:25.000, sobre o MDE, o relevo sombreado e as curvas de nível, com equidistância de 20 m. A fotointerpretação tomou como base também, o mapa do Modelado do relevo, tendo em vista ser um produto que possibilita a identificação de processos de modificação do relevo, sendo os arquivos shapefile dos Modelados, primordial para delimitação das formas de relevo encontradas na APA de Tambaba, proporcionando a identificação de 7 classes de relevo; 4ª) Para o Mapa de Uso e Cobertura da Terra, foi gerado produto com base nas análises e interpretações da imagem gerada pela câmera WPM do CBERS-4A; 5ª) O Mapa de Unidades de Paisagem da APA de Tambaba foi elaborado por meio da análise dos compartimentos geomorfológicos e do uso e cobertura da terra predominante em cada compartimento da APA. A técnica utilizada para definição das Unidades de Paisagem foi a sobreposição do mapa Geomorfológico e do mapa do Uso e Cobertura da terra, resultando na identificação de 16 Unidades de Paisagem, combinando a informação do compartimento geomorfológico mais representativo, a predominância das atividades humanas, com potencial de uso, e o tipo de vegetação predominante na cobertura do compartimento de relevo.
Presidente - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Interno - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA