PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: MÁRCIO BALBINO CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIO BALBINO CAVALCANTE
DATA: 20/09/2023
LOCAL: Sala Virtual (https://meet.google.com/yac-bbqp-fhf)
TÍTULO: COBERTURA E USO DA TERRA E SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DAS PAISAGENS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ESTADUAL DE TAMBABA, PARAÍBA, BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Unidade de Conservação, Paisagem, Uso da Terra, Geotecnologias, Planejamento Ambiental
ÁREA: Geografia
RESUMO: As paisagens costeiras vêm ao longo do tempo sofrendo alterações decorrentes da intensa ocupação humana. Nesse cenário, as Áreas Protegidas, entre elas, as Unidades de Conservação (UCs), têm emergido mundialmente, como uma das principais estratégias de planejamento e gestão ambiental na perspectiva de conservação da natureza. A área de estudo desta pesquisa foi a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Tambaba, unidade de uso sustentável dos recursos naturais, localizada no litoral sul do Estado da Paraíba. A APA de Tambaba é constituída por remanescentes da Mata Atlântica e elementos geológico-geomorfológicos da Bacia Sedimentar da Paraíba. Atualmente a UC vem sofrendo pressão das atividades antrópicas, como o plantio de monoculturas, a mineração e a especulação imobiliária, inclusive com habitações em Áreas de Preservação Permanente (APPs), tais atividades vêm sendo desenvolvidas sem estudos de ordenamento físico territorial atualizados, como o Plano de Manejo e o Zoneamento Ambiental. Diante dessa problemática, o objetivo geral desta pesquisa foi a identificação e caracterização de unidades de paisagem e de áreas ambientalmente vulneráveis, para auxiliar futuras políticas de ordenamento territorial. A pesquisa teve como aporte teórico-metodológico a Cartografia de Paisagens, fundamentada por meio de pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo e levantamentos cartográficos com uso do Sensoriamento Remoto e técnicas de Geoprocessamento. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em 6 etapas: 1°) Tratamento do Modelo Digital de Elevação (MDE) do satélite ALOS PALSAR e extração das variáveis de relevo; 2°) Álgebra de mapas dos planos de informação: Hipsometria, Declividade e Curvatura vertical das vertentes, no qual o produto cartográfico resultante foi o Modelado do relevo, 4º táxon (IBGE, 2009); 3°) Mapeamento geomorfológico realizado na escala 1:25.000, proporcionando a identificação das 7 (sete) classes de relevo; 4°) Mapa de Uso e Cobertura da Terra, na qual as classes foram definidas conforme IBGE (2013) e adaptadas de acordo com os dados coletados em campo; 5°) Mapa de Unidades de Paisagem elaborado por sobreposição dos mapas Geomorfológico e de Uso e Cobertura da Terra, resultando na identificação de 16 Unidades de Paisagem; 6°) Mapa de Vulnerabilidade Ambiental obtido pela combinação das variáveis: Geologia, Pedologia, Formas de Relevo, Declividade e Cobertura e Uso da Terra. Com os resultados da pesquisa foi possível verificar que a APA de Tambaba apresenta uma paisagem bastante diversificada, com diferentes unidades de paisagem que se relacionam entre si e influenciam na diversidade de usos do solo, podendo ser explicada pela atratividade das características naturais da região. Entretanto, ressalta-se que a expansão das atividades humanas pode levar à fragmentação do habitat e à redução da biodiversidade local. Nesse sentido, a elaboração dos produtos cartográficos desta tese, servem como subsídio ao planejamento ambiental, permitindo uma visualização mais clara da dinâmica espacial dos elementos que compõem a paisagem ao identificar as áreas com maior vulnerabilidade ambiental, constituindo fontes importantes na elaboração de estratégias de gestão, pois permitem a análise em uma escala local e regional, contribuindo para a compreensão dos processos e interações que ocorrem na paisagem em diferentes níveis de organização. Por fim, é importante destacar que o uso dessas ferramentas permitiu a obtenção de informações mais precisas e atualizadas sobre a dinâmica da paisagem na APA de Tambaba e podem ser utilizados de forma integrada com outras ferramentas e metodologias para garantir a efetividade das políticas de conservação e preservação ambiental.
Presidente - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Interno - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA