PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE PINHEIRO
DATA: 22/09/2023
LOCAL: meet.google.com/tta-ywdv-ezx
TÍTULO: PERCURSOS URBANOS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO ESPACIAL EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Pensamento espacial. Inclusão. Pessoas com deficiência visual. Educação Geográfica.
RESUMO: O tempo todo a sociedade está agindo e interagindo sobre/no/com o espaço, seja de forma consciente ou não. Na Geografia, o espaço apresenta-se em um espectro de relevância que ajuda a estruturar a ciência. Desta forma, o objetivo desta investigação é analisar o potencial didático-metodológico dos percursos urbanos de estudantes com deficiência visual para a construção do pensamento espacial nos anos finais do ensino fundamental. Como roteiro metodológico, e para fins de consecução dos objetivos da pesquisa, optou-se por organizar este percurso em quatro etapas: a) levantamento bibliográfico; b) sondagem da realidade dos alunos com deficiência visual nas escolas regulares do município do Crato; c) aplicação de sequências didáticas referente às noções de espaço e conceitos espaciais, utilizando os percursos urbanos e as representações cartográficas; d) análise das representações cartográficas elaboradas pelos alunos. Como recorte amostral delimitou-se a análise de duas instituições públicas de ensino que atendem ao público dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), no caso, o estudante E, que está cursando o 8º ano e apresenta baixa visão severa e a estudante Y, cega congênita e está matriculada no 9º ano. Essa etapa de qualificação da tese de doutorado apresenta dados qualitativos adquiridos durante as observações realizadas nas escolas regulares durante as aulas de Geografia e na sala de Recursos Multifuncionais durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE), as entrevistas realizadas com os responsáveis dos estudantes Y e E, brailistas, instrutor de braile e professores de Geografia, a proposta das atividades da sequência didática que será aplicada no segundo semestre do ano letivo de 2023 e o cronograma de atividades para as próximas atividades.
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS