PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA TAVARES GADELHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARA TAVARES GADELHA
DATA: 30/11/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Sala do Google Meet
TÍTULO: DIFERENTES PERSPECTIVAS DAS ALTERAÇÕES ANTRÓPICAS E DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA NAS VAZÕES E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS NA BACIA DO RIO MAHANADI, ÍNDIA.
PALAVRAS-CHAVES: Alterações do uso do solo; mudanças climáticas; reservatórios; modelagem hidrossedimentológica; tendências.
PÁGINAS: 95
RESUMO: As mudanças no uso e cobertura da terra e a influência climática podem acelerar fenômenos naturais como o aumento ou diminuição de vazões e a erosão dos solos, que afetam fortemente a hidrologia de uma bacia hidrográfica., e consequentemente a capacidade de armazenamento dos reservatórios. O presente estudo foi realizado na bacia do rio Mahanadi na Índia, uma região que possui clima tropical de monção, com grande parte da sua área dedicada à atividade agrícola e que recentemente vem experimentando um processo de industrialização, aumentando ainda mais a demanda pelo uso de recursos hídricos. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal analisar a influência das alterações do uso e ocupação do solo e a variabilidade climática nos processos hidrossedimentológicos da bacia do rio de Mahanadi no período de 1990 a 2020. Resultados preliminares indicam que a bacia apresentou vários anos mais chuvosos que a média, evidenciando a complexidade da variabilidade climática da região, porém uma leve tendência de diminuição da precipitação anual entre 1990-2010. Com relação as vazões anuais, percebeu-se um grande aumento no período de 2000-2010, para todos os postos, especialmente o posto de Tikarpara mais próximo ao exutório da bacia ultrapassando 2.000 m³ em todo o ano. Esse aumento nas vazões tem um grande impacto nos processos erosivos da bacia, o que evidencia a importância desse tipo de estudo. Com relação ao uso e ocupação do solo observou-se em toda a bacia, uma diminuição de áreas de agricultura que foi substituída principalmente por gramíneas; aumento de áreas úmidas no entorno dos corpos hídricos e um aumento de florestas coníferas em 2020 onde antes se concentravam florestas mistas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2529303 - RICHARDE MARQUES DA SILVA
Interno - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
Externo à Instituição - JOSE YURE GOMES DOS SANTOS